A Leixões SC - Futebol, SAD anunciou, na tarde desta sexta-feira, através dos meios oficiais do clube, ter chegado a um princípio de acordo com a Aliya Capital Partners para que o grupo americano passe a ser o acionista maioritário do clube leixonense.

Importa lembrar que, neste momento, tal papel é desempenhado pela Play-fair, Lda. A turma de Matosinhos informa, no entanto, que tal operação, apenas será concluída mediante certos «objetivos desportivos».

«A conclusão da operação permanece sujeita ao cumprimento de determinados objetivos desportivos, regulamentares e institucionais, ainda sob responsabilidade da atual Administração. Ambas as partes estão alinhadas num compromisso com uma transição responsável, transparente e juridicamente sólida», pode ler-se.

A Aliya Capital Partners, sediada em Miami (EUA), é um grupo de investimento que está envolvido na gestão do Maccabi Netanya (Israel) e tem vindo a ser associada ao Reading FC (Inglaterra).

«A entrada da Aliya na Leixões SAD visa não apenas aportar capital e estrutura profissional, mas também reconstruir a credibilidade institucional do clube, modernizar a sua operação e criar bases sólidas para um futuro desportivo e financeiro sustentável.»

No final do comunicado, os bebés do mar referem-se ao futuro com otimismo: «Este princípio de acordo assinala o início de uma nova fase para o clube - uma fase que respeita a sua história e identidade, ao mesmo tempo que abre caminho à competência internacional, ao crescimento estruturado e a uma ambição renovada».