O Lille e o Monaco perderam pontos na luta pelo título em França, ao empatarem nas visitas a Auxerre (0-0) e a Nantes (2-2), na 17.ª jornada da Liga francesa.

O Lille não foi capaz de marcar um golo ao Auxerre, apesar de ter jogado quase toda a segunda parte com mais um jogador, por expulsão do ala direito da equipa da casa, Paul Joly, aos 56 minutos, com cartão vermelho direto por puxar um adversário.

Dois minutos depois aconteceria o momento do jogo, quando o Lille beneficiou de um penálti, mas o avançado canadiano Jonathan David permitiu a defesa do guarda-redes Theo De Percin, que foi a grande figura da equipa com várias intervenções decisivas.

O internacional português, André Gomes, foi titular na formação do Lille, sendo substituído, aos 78 minutos, pelo avançado marroquino Osame Sahraoui.

O Monaco não fez melhor em Nantes, ao empatar a dois golos, mas esteve a perder por 2-0, devido aos golos de Matthys Abline e de Kelvin Amian, aos 17 e 47 minutos, e conseguiu recuperar através do avançado suíço Breel Embolo e do central ganês Mohammed Salisu, autores dos dois golos, aos 52 e 59.

O guarda-redes português Anthony Lopes, recente contratação do Nantes, foi titular, mas acabou por ser infeliz no lance do segundo golo do Monaco ao sair mal da baliza, falhando a interceção da bola, o que foi aproveitado por Salisu para cabecear para o fundo das redes.

O Paris Saint-Germain (PSG), que recebe no domingo o Saint-Étienne, lidera isolado com 40 pontos (16 jogos), seguido do Marselha, com 33 (16), do Mónaco, com 32 (17), do Lille, com 29 (17), do Lyon, com 28 (16) e do Nice, com 27 (16).

O Lille arrisca ser ultrapassado e cair para sexto lugar, caso o Lyon, que se desloca a Brest, e o Nice, que vai ao terreno do Reims, vençam os respetivos jogos, ambos marcados para sábado.