
O campeão do Mundo de dardos, Luke Littler, é o principal candidato a levar para casa mais de um milhão de euros, o prize-money que o próximo Campeonato vai oferecer. Tendo em conta que disse recentemente que não sabe o que fazer com os 600 mil euros que conquistou com o último título, nem com os 200 mil de quando se sagrou vice, mais um milhares na fortuna do jovem pode ser um problema.
Depois do sucesso, Luke Littler ofereceu uma viagem a si mesmo, à mãe e à namorada a Benidorm, no sul de Espanha e outra à Disney.
Agora, há um aumento de 50 por cento em relação ao ano passado, quando o britânico de 17 anos, arrebatou o título mundial e ganhou 500 mil libras, cerca de 600 mil euros. Agora, para 2026 estão prometidas 1 milhão de libras, o que rondará cerca de 1 milhão e 200 mil euros.
Há 25 anos, o prémio era de 31.000 libras, ou seja 37 mil euros.
Esta semana, a Federação Profissional de dardos (PDC), anunciou um aumento generalizado do prize-money das suas competições de com 25 milhões de libras para distribuir, mais sete mil do que no ano passado.
Com o acréscimo de verba, sobe também o número de participantes que passa de 96 para 128 jogadores.
«O prémio de um milhão de libras prova que os dardos são uma das modalidades mais atrativas e com maior potencial de crescimento no Mundo. Sem dúvida, este valor vai gerar um grande impacto mediático», justificou Matt Porter, presidente executivo da PDC.
Há dois anos, o adolescente Luke Littler surpreendeu toda a gente ao chegar à final e, no ano passado, sagrou-se mesmo campeão mundial, com 17 anos e 348 dias, recebendo os parabéns generalizados de várias estrelas de outras modalidades, como por exemplo do ex-futebolista David Beckham.