Luca Marini e Fabio Quartararo foram os mais rápidos da Q1 do GP das Américas, numa sessão que teve bandeira vermelha e uma paragem forçada após queda de Raúl Fernández.

Tudo a postos para a primeira sessão de qualificação do dia, com o MotoGP a ter alguns grandes nomes a passarem pela Q1: Fabio Quartararo, Brad Binder, Marco Bezzecchi, Ai Ogura, Luca Marini, Raúl Fernández, Álex Rins, Enea Bastianini, Augusto Fernández (no lugar de Miguel Oliveira), Johann Zarco, Somkiat Chantra e Luca Savadori (no lugar de Jorge Martín).

E volvidos três minutos de sessão Raúl Fernández sofreu uma queda à saída da curva 9 a alta velocidade. O espanhol saltou a barreira de proteção e ele mesmo pegou na scooter para voltar à sua garagem, levando consigo o comissário de pista que inicialmente teria precisamente essa função.

A sessão contudo foi alvo de bandeira vermelha, uma vez que a barreira de proteção na qual a RS-GP de Fernández embateu precisava de ser arranjada, depois do impacto da moto do espanhol da Trackhouse.

Faltavam ainda correr 8m36s.

No recomeço não havia mesmo tempo a perder e os pilotos teriam no máximo duas voltas para tentar a qualificação à Q2, e todos com pneus novos na traseira das suas motos.

E desta feita e ao cabo das primeiras voltas de ataque era Luca Marini quem liderava com 2.02.001s, uma diferença de 0.203s para Marco Bezzecchi. Quartararo contudo bateu o #72 e colocou-se a 0.112s do #10, e evitou segundos depois uma queda que esteve muito próxima de se tornar realidade.

A sessão terminou pouco depois com Marini a confirmar a passagem à Q2, onde terá a companhia de Quartararo.