Cerca de quatro mil pessoas esperavam o autocarro do Tondela, que chegou ao estádio João Cardoso por volta das 2H30 deste sábado, num ambiente de festa com fogo-de-artifício, para receber os campeões da 2.ª Liga.

Eram praticamente 2H30, quando o autocarro do Tondela se começou a avistar nas traseiras do Estádio João Cardoso, em Tondela, junto ao estacionamento onde se situa a loja do clube, no espaço que foi improvisado para a festa da subida e do título da 2.ª Liga.

Nas colunas, vibrava em altos decibéis a música "We are the Champions" (Nós somos os campeões) da banda Queen, e depois cerca de quatro mil pessoas ecoaram o "Homem do leme", da banda portuguesa Xutos & Pontapés -, a música que os adeptos começaram a cantar no final dos último jogos do clube, dedicada ao treinador, Luís Pinto, esta noite pautada por estoiros de fogo de artifício.

"Depois da quantidade de pessoas que foi ao estádio, já estávamos à espera que aqui fosse ainda mais, porque não estava à espera de ver tanta gente em Leiria. Por isso, já quase que esperava isto, depois de ver o número de adeptos que foi a Leiria", admitiu à agência Lusa Luís Pinto, à descida do autocarro.

Em seguida, o treinador do Tondela foi "abafado" pelos adeptos, a quem faltava vocabulário para agradecer e parabenizar o "homem do leme".

De voz rouca, "de tanto gritar no jogo, mas também da festa", o treinador era o rosto da alegria e quando questionado pela agência Lusa se na próxima época estaria no Tondela, a resposta chegou dos adeptos: "Claro! Vamos à Liga da Europa para o ano".

"Hoje o dia é de festa, do resto tratarei depois", disse à Lusa Luís Pinto.

Também o capitão, Ricardo Alves, não quis falar do futuro, mas à agência Lusa mostrou-se muito feliz" pelo regresso à Liga, campeonato que já disputou no Tondela, equipa em que joga desde a época 2018/19.

"Estou muito feliz por este desfecho, depois de termos descido há três anos, é um sentimento inexplicável", acrescentou.

Pedi tanto a Nossa Senhora de Fátima. Só lhe pedia dois golinhos, mais nada, e ela ouviu-me"
Maria Silva

Adepta do Tondela

Antes da chegada dos 15 autocarros que se deslocaram ao Estádio Magalhães Pessoa, em Leiria, o estacionamento já tinha mais de 300 adeptos, entre os quais várias crianças, antes da meia-noite.

"Na primeira parte não foi lá muito bem, mas na segunda foi melhor", disse à Lusa Benedita Melo, de oito anos, que estava ali para querer cumprimentar um dos seus jogadores preferidos, Costinha, assim como Miro e Hélder Tavares, ambos "vizinhos lá no prédio".

Ninguém arredou pé, porque, justificou Isabel Ferreira, a "quem sofreu tantas jornadas seguidas e esteve quase 90 minutos à espera que o Tondela ganhasse, não custa nada esperar [mais] duas horas".

Quem não estava com muita vontade de esperar era Rúben Figueiredo, que se casa hoje, e tinha "mesmo" de se "deitar muito cedo, até porque ela nem é do Tondela e dificilmente irá compreender o batimento cardíaco" pelo clube beirão.

"Ela não é de cá e é benfiquista, por isso, na próxima época, o coração lá em casa vai estar dividido. Vamos ter que ter muito respeito um pelo outro, mas acredito que conseguiremos", disse o adepto.

Maria Silva saiu do Porto no final de almoço e na bagageira transportou centenas de cachecóis e "pequenas vuvuzelas" para vender na festa do Tondela. E se não ganhasse? "Bem, aí o prejuízo era grande!", admitiu.

"Mas eu pedi tanto a Nossa Senhora de Fátima. Só lhe pedia dois golinhos, mais nada, e ela ouviu-me e agora no próximo fim de semana vou lá para agradecer, porque ela, mais uma vez, fez o que pedi, e pedi tanto durante o jantar", contou.

O Tondela sagrou-se hoje campeão da 2.ª Liga de futebol ao vencer a União de Leiria por 2-0, em jogo da 34.ª jornada do campeonato em que somou 64 pontos, regressando assim à Liga em que esteve entre 2015 e 2022.