
Faleceu, esta terça-feira, Adriano Fontes Baganha, que no próximo dia 29 de julho completaria 84 anos. Antigo basquetebolista da Académica de Coimbra, Sporting e Académica de Moçambique numa carreira de 17 anos como jogador. No clube de Alvalade, onde chegou a atuar ao lado do irmão Augusto, e mais tarde, a orientá-lo, levou os leões à conquista do Campeonato Nacional da I Divisão em 1981/82.
No palmarés como jogador sagrou-se campeão metropolitanos por 2 vezes, regional noutras duas ocasiões e distrital em Moçambique uma vez.
Chegou a ser internacional por Portugal 12 vezes, entra as quais contra o México em 1968, segundo embate da história entre os dois países, face ao Brasil nos 5.º Jogos Luso-Brasileiros Luanda-1972, e ainda frente a França, Espanha e Marrocos.
O seu sucesso, conhecimentos do jogo e reconhecimento acabaram por fazer com que a federação de basquetebol o convidasse para selecionador nacional masculino, cargo que desempenhou durante vários anos. Em 2017, foi galardoado com o Prémio Prestígio e Consagração da FPB.
A BOLA endereça as mais sinceras condolências à família enlutada, em particular a Augusto Baganha, amigos, ao Sporting, Académica de Coimbra e à Federação Portuguesa de Basquetebol.