
A reação do Athletic na Série B brasileira tem sotaque português. Sob o comando de Rui Duarte e com os golos de Ronaldo Tavares, o Esquadrão de Ação deixou a zona de despromoção da Série B e ascendeu na tabela, com ambições renovadas na competição.
Atualmente uma SAF (Sociedade Anónima de Futebol), o Athletic, lembre-se, regressou ao futebol profissional em 2018 e, em seis anos, escalou da última divisão em Minas Gerais para a segunda divisão nacional. O clube centenário esteve quase cinco décadas afastado de competições profissionais.
A primeira Série B na história do Esquadrão de Ação começou com quatro derrotas consecutivas. Esta sequência negativa repetiu-se entre maio e junho, até à chegada de dois portugueses que contribuíram para uma mudança significativa.
Os portugueses e a mudança de paradigma
O técnico luso Rui Duarte, de 46 anos, teve como primeiro destaque a subida à Segunda Liga com o Farense, em 2018. Posteriormente, comandou o Casa Pia e Trofense, até assumir cargos na formação do SC Braga.
Acabou como técnico da equipa principal na temporada 2023/24, e mais recentemente trabalhou no Marítimo. Chegou ao Brasil para liderar o Athletic em crise, estreando-se com uma vitória sobre o líder Goiás, fora de casa, por 1-2.
O golo da vitória foi marcado pelo também português Ronaldo Tavares, nos descontos. Tavares, que tinha sido adversário de Rui Duarte em Portugal, tinha acabado de chegar à equipa.
O avançado foi formado no Sporting, mas só jogou na elite em Portugal pelo Estrela da Amadora, sendo crucial na campanha de sybida dos tricolores à Primeira Liga. Depois, teve passagens breves pela Coreia do Sul e Suíça.
Pelo Yverdon, estreou-se com um golo na Primeira Divisão da Suíça, mas não voltou a ser titular. Excluindo o jogo de estreia, somou apenas 68 minutos em campo e foi expulso na goleada sofrida frente ao Grasshoppers (5-0). A equipa acabou despromovida, e Ronaldo Tavares rumou ao Brasil.
O segundo golo surgiu logo a seguir, contra o Remo (1-2), na única derrota da dupla portuguesa na Série B. Em cinco jogos sob o comando de Rui Duarte, o Athletic conseguiu quatro vitórias e subiu para o 13º lugar na tabela.
Tavares marcou também na goleada sobre o Avaí (4-0), com direito a assistência, e na vitória sobre a Ferroviária (1-2) na última jornada. São quatro golos e uma assistência do avançado luso.
Na próxima jornada da Série B, com possibilidade de se aproximar do top-4, o Athletic recebe o vice-líder, Coritiba, e pode contar com a estreia de outro reforço internacional: o avançado da seleção cabo-verdiana Alessio Da Cruz.