Thievy Bifouma, avançado internacional congolês, contou que se mudou, neste último verão, para o Irão com o intuito de defrontar o internacional português Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, na Liga dos Campeões asiática, mas que acabou por assinar...pelo clube errado.
«Tive uma proposta da Turquia, mas a minha mulher não queria ir para lá. Tinha o desejo de jogar contra Cristiano Ronaldo antes de reformar-me, e como ele está agora na Ásia, falaram-me numa proposta do Esteghlal. Fui ver o calendário e reparei que iam defrontar o Al Nassr. Disse a mim mesmo que queria ir para lá», começou por contar o jogador de 32 anos, em declarações à Tasnim News Agency, agência de notícias islâmica.
Contudo, o antigo jogador de Espanyol, Las Palmas, Almería, Granada, WBA, Stade Reims, Bastia, Bursaspor e Osmanlispor, entre outros, que estava de saída dos gregos do Kifisias, confessou que se deixou enganar pelo nome do clube...e alguma falta de pesquisa.«Ao chegar a Teerão, o meu compatriota Gaël Kakuta ligou-me a perguntar onde eu estava. Respondi-lhe que estava no hotel a fazer exames médicos. Ele perguntou qual era o hotel, que queria ir ter comigo. Uma hora depois ligou-me a gozar comigo: "Vais para o Esteghlal pequeno. Tu defendes, nós atacamos"», completou.
Kakuta joga no Esteghlal Tehran, equipa que já foi campeã nacional por dez vezes no seu país e venceu a Liga dos Campeões asiática duas vezes, além de ter defrontado o Al Nassr, de Cristiano Ronaldo e Otávio, e o Al Hilal, de Jorge Jesus e Rúben Neves, na prova internacional de clubes. Bifouma, por sua vez, assinou contrato com o Esteghlal Khuzestan, da cidade de Ahvaz, campeão em 2015/16, mas que tem andado entre a luta pela manutenção e a descida nos últimos anos.
Curiosamente, no momento da escrita, o clube de Bifouma encontra-se em 7º lugar, com 16 pontos, mais cinco que o clube de Kakuta, que está em 11º lugar, mas o avançado congolês não conseguiu concretizar o seu sonho e objetivo com esta mudança para o Irão, pelo menos para já.