A Seleção Nacional regressa a Portugal com a medalha de bronze, conquistada nas Filipinas, na sua primeira participação no Campeonato do Mundo de Esports NBA2K, após vencer a congénere anfitriã, no duelo de atribuição do terceiro lugar.

Escreveu-se mais um capítulo histórico dos e-Sports nacionais. Depois da medalha de prata conquistada nos Europeus de NBA2k, no passado mês de novembro, Portugal chegou agora ao bronze no Mundial.

Foi uma participação positiva, que terminou, esta quinta-feira, com uma vitória sobre as Filipinas. Portugal ainda entrou em falso, começando com uma derrota por 56-51 na primeira batalha, contudo, conseguiu dar a volta por cima e arrancar duas vitórias consecutivas por 57-45 e 46-48.

A equipa lusa, sob a liderança do Team Manager André Cabral e com um elenco composto por David "PTCreative" Prezas, Alexandre "Nobrainsalazar" Salazar, Simão "Simonbeballin" Silva, André "Bihlarinho" Castro e Henrique "Henri Jones" Ribeiro, teve um caminho difícil para atingir este feito.

Na fase de grupos, ficou colocada no grupo A, em que enfrentou os campeões africanos da Argélia (121-109), os campeões do Médio Oriente, Arábia Saudita (105-101), e os atuais campeões do mundo e favoritos ao título, os Estados Unidos (104-121).

Nas meias-finais, os jogadores portugueses acabaram por cair diante da Turquia, depois de perderem o primeiro duelo (49-54), vencerem o segundo (54-50) e cederem na derradeira partida por 54-46.

Ainda assim, a conquista da medalha de bronze foi um feito inédito para Portugal, que tem acumulado medalhas nos e-Sports em várias modalidades. Em novembro passado, a seleção masculina de CS2 também esteve em destaque, ao ficar em segundo lugar no Mundial da categoria, realizado em Riade.

Por André Teixeira