Nicolò Bulega está de regresso aos triunfos no Mundial de Superbike. Este sábado, dominou a primeira corrida em Assen, para vencer pela quarta vez este ano.

Sam Lowes (Elf Marc VDS/Ducati) não tirou o melhor proveito da pole position, e Bulega (Aruba.it Ducati) aproveitou para subir à liderança. Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha) subiu a segundo e, por breves instantes, liderou. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) não teve um bom arranque, ficando no fim do top dez.

As primeiras voltas foram dominadas por Bulega, com Locatelli em segundo e Sam Lowes em terceiro. Na segunda volta, Razgatlioglu já tinha recuperado até quarto.

No entanto, à quarta volta Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) conseguiu mesmo ultrapassar Razgatlioglu. Na quinta volta, Bulega bateu a volta recorde em corrida do WSBK em Assen.

Início da sexta volta com Razgatlioglu a aproveitar que Sam Lowes bloqueou o caminho a Bautista para ultrapassar ambos e assumir o terceiro posto. Pouco depois, Bautista caiu e arrastou Sam Lowes, o que significou o abandono para ambos.

Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team/Ducati) aproveitou para subir a quarto, enquanto Alex Lowes (bimota by KRT) chegou ao quinto posto e Michael van der Mark (ROKiT BMW) a sexto… antes de ser promovido a quinto logo a seguir devido a queda de Alex Lowes.

Na liderança, Bulega usufruía de uma vantagem superior a quatro segundos. A 13 voltas do fim, Razgatlioglu assumiu o segundo lugar com uma ultrapassagem pouco difícil a Locatelli… que respondeu algumas voltas mais tarde para recuperar a posição de forma surpreendente.

Mas as perdas do campeão de 2024 não pararam aí: a três voltas do fim, foi ultrapassado por Petrucci, caindo para quarto.

Sem grandes dificuldades, Bulega geriu o ritmo na frente para obter uma vitória clara com 7,801s de avanço para Locatelli. Petrucci fechou o pódio a mais de 14 segundos da frente.

Seguiu-se Razgatlioglu, com a Honda HRC a ver Iker Lecuona em quinto e Xavi Vierge em sexto num animador resultado conjunto para o construtor. Depois da queda, Alex Lowes conseguiu manter-se em prova, acabando em 11.º nos pontos.

Resultados: