
O Sporting e o futebol português estão de luto. Aurélio Pereira, responsável pela formação dos ‘leões’ durante mais de três décadas, faleceu esta terça-feira, aos 77 anos.
O antigo olheiro e coordenador de scouting do Sporting, foi responsável por 'descobrir' nomes como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre, Nani e Ricardo Quaresma. Foi também jogador e treinador de futebol.
Ronaldo: “O seu legado viverá para sempre”
Cristiano Ronaldo disse que nunca deixará de estar grato a Aurélio Pereira, pelo que fez por si, e que o legado do antigo responsável da formação do Sporting será eterno.
Marcelo recorda Aurélio Pereira
O Presidente da República apresentou as suas “sentidas condolências” à família de Aurélio Pereira, aos seus amigos e ao Sporting. Marcelo Rebelo de Sousa recorda o antigo olheiro como “uma figura marcante no desporto nacional”.
O chefe de Estado lembra ainda “o seu legado em prol da educação e do ensino, nomeadamente na formação desportiva”, que foi reconhecido pelo Presidente ao condecorá-lo, em 2018, com as insígnias de Comendador da Ordem da Instrução Pública.
Futre "sem palavras”
Paulo Futre foi um dos primeiros a reagir à morte de Aurélio Pereira. “Estou sem palavras”, disse o antigo internacional português.
“Os meus mais sinceros pêsames a família do grande homem que me descobriu num parque do Montijo e que tanto fez pelo futebol português e mundial. Até sempre, querido Aurélio.”
Quaresma: “Sem ele nada tinha acontecido”
Proença fala em “perda irreparável”
Benfica lembra "referência inquestionável na formação"
O Benfica recordou Aurélio Pereira, que hoje morreu aos 77 anos, como uma "referência inquestionável na formação de jovens talentos" futebolísticos.
"O Sport Lisboa e Benfica expressa sentidas condolências pela morte de Aurélio Pereira, figura importante do futebol português e referência inquestionável na formação de jovens talentos", lê-se num comunicado.
O treinador Bruno Lage também destacou o "trabalho fantástico" de Aurélio Pereira, que morreu hoje, aos 77 anos, na prospeção de futebolistas no Sporting e a nível nacional.
"Queremos enviar os sentimentos à família. Aurélio Pereira fez um trabalho fantástico na prospeção, não só no Sporting, mas a nível nacional", afirmou Bruno Lage, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Tirsense, da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.
FC Porto refere “figura incontornável”
O Futebol Clube do Porto recorreu às redes sociais para enviar “sentidas condolências à família e amigos de Aurélio Pereira”, uma “figura incontornável na formação de vários futebolistas e na descoberta de talentos que marcaram gerações em Portugal”.