
O peso - ou excesso dele - de Luka Doncic tem sido tema de conversa em torno do astro da NBA nas últimas temporadas. De tal forma que quando foi 'despachado' dos Dallas Mavericks, uma das justificações (nunca assumida pela equipa texana) para a decisão terá sido a forma física deficitária do base, principalmente desde o verão passado. Esses reparos, porém, podem estar à beira de desaparecer, na sequência da enorme transformação física do agora jogador dos LA Lakers.
Doncic é a capa da Men's Health deste mês e visivelmente bem mais magro. Listado com 104 quilos (e 1,98 metros), o internacional esloveno perdeu peso e ganhou definição. "Podem ver pela sua camisola da marca Jordan e como ela está 'soltinha', assim como a definição dos seus braços. Podem ver pela ausência de cansaço quando ele vai do peso morto para a prensa de peito e depois para saltos laterais", escreve-se na reportagem da revista de fitness. "Visualmente, diria que o meu corpo parece muito melhor", confessa o próprio basquetebolista.
Afinal, qual foi o segredo para esta mudança? Além do aspeto psicológico, ou seja, da vontade de calar os críticos, Doncic partiu para o local na Croácia onde costuma passar férias e iniciou um regime de treinos bidiários, cada qual de 90 minutos, em que alterna treino de força, agilidade e também algum basquetebol, mas igualmente uma nova dieta.
Parte mais difícil foi... deixar o basquetebol
Começando pelo trabalho de campo, Javier Barrio, fisioterapeuta de Doncic, aconselhou-o a deixar a bola laranja completamente de lado durante um mês, algo que desagradou ao jogador, que desde criança está habituado a tê-la nas mãos. Tudo para eliminar o constante impacto desta modalidade no corpo do atleta. Doncic denotou o seu desagrado ao início mas admitiu que descobriu outras modalidades, como padel, ele que em criança era um desportista nato e fazia de tudo um pouco. Algo que lhe permitiu ativar outros músculos do corpo, enquanto fazia a sua preparação física. E que exercícios eram esses? A título de exemplo, arranques para o cesto com o corpo preso a uma banda elástica, para criar atrito. Ou outros exercícios com um determinado objetivo em campo mas que trabalhavam ora parte superior, ora parte inferior do corpo. A transformação foi de tal forma que aquele ginásio onde Doncic costuma ir todos os verões passou, finalmente, a ter halteres, kettlebell, barras, discos e outro material para trabalho de força...
O trabalho de pés e a desaceleração também estiveram em foco, assim como a intenção de aumentar a velocidade pura, algo que nunca foi o ponto forte de Doncic. E segundo a reportagem, o seu salto vertical também aumentou. "Mas saltar não é o mais importante. Sou muito atlético noutras coisas, como o equilíbrio, o controlo do corpo e o desacelerar", sublinha o astro dos Lakers.
A dieta
Também a alimentação de Doncic sofreu alterações. Episódios como aquele em que o diretor dos Mavs, Michael Finley, tirou a cerveja das mãos de Doncic nas celebrações da conquista da final do Oeste em 2024 são passado e agora o jogador apostou numa dieta com alimentos sem glúten, baixo teor de açucar e pelo menos 250 gramas de proteína e um batido diário à base de bebida de amêndoa. "Se parar agora, então foi tudo em vão", remata o esloveno, que se prepara para o EuroBasket, onde também estará Portugal, devendo chegar ao campo de treinos da sua seleção a 4 de agosto.