Oscar Piastri dominou o Grande Prémio de Miami de Fórmula 1 e reforçou a liderança do campeonato com a sua quarta vitória na temporada e terceira consecutiva, após o Bahrain e a Arábia Saudita.

Numa corrida em que a McLaren foi uma vez mais irresistível aos rivais, liderando por mais de 30 segundos sobre o carro mais próximo, o australiano superou o companheiro de equipa Lando Norris, segundo a 4,6 segundos, e ambos se destacam no Mundial face a Max Verstappen (Red Bull), que foi quarto classificado, atrás do Mercedes de George Russell, que fechou o pódio.

A corrida teve um primeiro terço bastante animado, com as lutas entre os McLaren e Max Verstappen, nunca entre Piastri e Norris, uma vez que o britânico perdeu posições após a partida em duelo com o neerlandês da Red Bull, e uma fase final, entretida acima de tudo pela controvérsia entre os pilotos da Ferrari, com queixas de Lewis Hamilton e Charles Leclerc aos respetivos engenheiros, via rápido, para ganharem a posição por manobra política, e que prometem causar polémica no seio da Scuderia.

Mais adiante na pista, o tailandês Alexander Albon (Williams) viu premiado o desempenho regular com positivo quinto lugar, à frente do jovem italiano Kimi Antonelli, no segundo Mercedes, que por sua vez se manteve à distância dos indomáveis Cavallino Rampante, que travaram argumentos com a equipa para prevalecerem sem sequer terem tentado lutar diretamente em pista. Depois duas cedências de posição, Leclerc (7.º) acabou por levar a melhor sobre Hamilton (8.º), que acabou a corrida a colidir com Carlos Sainz (Williams).

A fecha o top-10, o japonês Yuki Tsunoda, em Red Bull, que aguentou a posição face ao francês Isack Hadjar (Racing Bulls) apesar dos dez segundos de penalização por velocidade excessiva nas boxes.

Com estes resultados, Piastri tem 131 pontos no Mundial, contra 115 de Norris e 99 de Verstappen. Russell é o quarto, com 93, enquanto, já distante, o primeiro Ferrari, de Leclerc, é quinto com 53.

A próxima ronda do Mundial é o GP da Emilia-Romagna, no circuito de Imola, em San Marino, entre os dias 16 a 18 de maio.