![Pode Cole Custer Silenciar os Céticos? Harvick Soa o Alarme sobre o Futuro da Equipa de Fábrica Haas na Série Cup](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Após duas temporadas em exílio na NASCAR, Cole Custer está de volta à Cup Series, mas não sem uma tempestade de ceticismo à sua volta. Como o único piloto da recém-formada Haas Factory Team (HFT)—uma operação construída a partir dos restos da Stewart-Haas Racing (SHR)—Custer está a entrar em um dos maiores incógnitas da temporada de NASCAR 2025.
Embora a dominância de Custer na Xfinity Series prove que ele tem o talento bruto, as suas lutas anteriores a nível da Cup e as incertezas à volta da HFT levantaram preocupações de uma das vozes mais respeitadas da NASCAR—Kevin Harvick.
“Quero dizer, Cole é um grande piloto de corridas… mas não acho que eles terão a mesma infraestrutura que tinham.”
Com uma operação de carro único, recursos limitados e uma parceria de alto risco com a RFK Racing, está o Haas Factory Team condenado antes mesmo da temporada começar? Ou será que esta é a história de redenção de Custer à espera de se desenrolar?
De Estrela em Ascensão da NASCAR ao Tour de Redenção da Xfinity
A primeira passagem de Custer pela Cup Series foi nada menos que uma montanha-russa.
- Em 2020, a SHR deu-lhe um lugar a tempo inteiro na Cup, e ele teve um impacto imediato, surpreendendo o pelotão com uma vitória explosiva no Kentucky Speedway.
- Mas depois disso, a magia desvaneceu-se. Ao longo das duas temporadas seguintes (2021-2022), Custer não conseguiu terminar entre os 15 primeiros na classificação, teve dificuldades em manter-se competitivo e foi, em última análise, rebaixado de volta para a Xfinity.
muitos acreditavam que esse retrocesso para a segunda divisão da NASCAR era o princípio do fim para a sua carreira na Cup. Mas Custer provou que os seus críticos estavam errados:
✅ Campeão da Série Xfinity 2023
✅ Vice-Campeão da Temporada Regular da Xfinity 2024
✅ Múltiplas Vitórias & Forte Consistência
Agora, a Série Cup chama novamente, mas a questão permanece: É este o Cole Custer 2.0, ou os seus problemas na Cup voltarão?
Harvick Levanta a Bandeira Vermelha: “É uma Luta Difícil”
Uma pessoa que não está convencida do regresso de Custer à Série Cup? Kevin Harvick.
O antigo piloto da SHR, agora analista e apresentador de podcast, acredita que a falta de profundidade da HFT será uma enorme desvantagem.
“Não acho que terão a mesma infraestrutura que tinham, apenas com uma equipa… Vai ser uma batalha difícil.”
As preocupações de Harvick são legítimas. A HFT, como uma operação de um único carro, enfrenta uma desvantagem imediata em comparação com potências de múltiplos carros como Hendrick Motorsports, Joe Gibbs Racing e Team Penske.
🛑 Sem colegas de equipa internos para partilhar dados
🛑 Recursos de desenvolvimento limitados
🛑 Desempenho do carro questionável sob uma nova operação
Embora a HFT tenha assegurado uma aliança técnica com a RFK Racing, Harvick não está convencido de que isso seja suficiente para torná-los competitivos:
“Se eles estão nessa categoria, quero dizer, ninguém sabe até começarmos a temporada. Não sei se ele terá os carros comparado à sua capacidade.”
Em outras palavras? Custer pode ser talentoso o suficiente para vencer—mas o carro dele dará sequer a chance?
O Papel da RFK Racing: Uma Tábua de Salvação ou uma Responsabilidade?
Uma das maiores incógnitas é a aliança da HFT com a RFK Racing.
O proprietário da equipa Gene Haas estruturou o Ford Mustang nº 41 como um “pseudo-quarto carro da RFK”, o que significa que Aaron Kramer, um ex-empregado da RFK, servirá como chefe de equipa.
Mas será que a RFK é realmente a equipa certa para apoiar?
Embora a RFK Racing tenha melhorado, ainda não está ao nível das equipas Ford de topo como a Team Penske. Até Harvick duvida da sua capacidade de ser um sério candidato ao campeonato:
“Digamos apenas que não estou convencido de que a RFK seja uma equipa de corrida competitiva.”
Se a própria RFK ainda está a encontrar o seu lugar na era Next Gen, conseguirá realmente fornecer à HFT as ferramentas necessárias para ter sucesso? Ou Custer encontrará-se preso em batalhas no meio do pelotão com pouco espaço para melhorar?
Está Cole Custer Pronto para uma Série de Copas Diferente?
Quando Custer correu pela última vez em tempo integral na Série de Copas, foi na era Gen 6. Desde então, a NASCAR transitou para o carro Next Gen, uma mudança que alterou estilos de condução, aerodinâmica e estratégias de equipa.
E isso pode ser mais um obstáculo para Custer.
- As suas dificuldades passadas na Cup foram com um carro completamente diferente.
- O carro Next Gen nivelou o campo de jogo, mas a experiência ainda é importante.
- Ele está a voltar depois de dois anos—conseguirá adaptar-se rapidamente?
Alguns pilotos (como Ross Chastain e Chris Buescher) têm prosperado na era Next Gen, enquanto outros (como as dificuldades iniciais de Brad Keselowski na RFK) levaram tempo a adaptar-se.
Para Custer, a curva de aprendizagem será íngreme, e ele precisará de provar imediatamente que pertence ao nível.
Veredicto Final: Uma Temporada Decisiva para Custer
🚨 Será que Custer irá desafiar as probabilidades e provar que Harvick está errado?
🚨 Ou será que a Haas Factory Team é apenas mais uma equipa de um só carro condenada a lutar?
A temporada de 2025 será o capítulo definidor na carreira de Cole Custer. Se ele prosperar com a HFT, poderá finalmente consolidar-se como um piloto legítimo da Cup Series. Se ele tiver dificuldades? O seu tempo no nível mais alto da NASCAR poderá ser breve.
Uma coisa é certa—a pressão está em cima.
E com Daytona à porta, o terreno de provas está preparado.