Num deslumbrante espetáculo de talento e tenacidade, Pol Espargaró regressou em grande estilo ao circuito de MotoGP durante o Grande Prémio da Hungria, substituindo o lesionado Maverick Viñales. O experiente piloto de testes da KTM não só provou o seu valor como também evidenciou o enorme potencial da equipa austríaca, deixando fãs e adversários rendidos à sua prestação.

Espargaró começou o fim de semana em grande, terminando em segundo lugar na primeira sessão de treinos livres e garantindo presença no Q2 com o oitavo melhor tempo. Apesar de uma queda na qualificação que o relegou para 12.º, esteve longe de ser um mero participante. A ação continuou ao rubro, com o espanhol a conquistar um lugar no top 10 na corrida sprint de sábado, antes de elevar ainda mais a fasquia no domingo, terminando a corrida principal num meritório oitavo lugar.

Numa luta emocionante, Espargaró conseguiu segurar o campeão em título Francesco Bagnaia, defendendo a sua posição até ao fim. A sua performance foi empolgante, como admitiu no final:
“Acho que trabalhámos bem hoje. Fiz um bom arranque e mantive um ritmo sólido. Consegui seguir o meu colega Brad Binder até um pequeno erro me custar um segundo. Mas, com o Pecco [Bagnaia] a pressionar no final, mantive o meu ritmo e, por isso, podemos estar realmente satisfeitos!”

O fim de semana foi marcante para a KTM, com Espargaró a destacar o trabalho incansável da equipa de testes:
“Foi um bom fim de semana para a KTM. Todo o esforço que temos feito nos bastidores está a dar frutos, parece que os rapazes encontraram a confiança necessária para render ao mais alto nível!”

Mostrou ainda a sua alegria pelo desempenho do jovem Pedro Acosta e reconheceu a velocidade de Enea Bastianini, apesar da queda, sublinhando a competitividade crescente da KTM.

À medida que a poeira assenta sobre o Grande Prémio da Hungria, a exibição de Espargaró surge como um lembrete da determinação e do potencial da KTM. Os adeptos aguardam agora ansiosamente o regresso de Maverick Viñales, mas, até lá, o fim de semana triunfante de Pol Espargaró lançou as bases para uma temporada verdadeiramente emocionante.