Com dois golos e duas assistências portuguesas - onde se destacou Rafa Silva - o Besiktas venceu o Athletic Bilbao por 4-1 e ganhou vida na Liga Europa, na estreia de Solskjaer no comando da turma turca.
Solskjaer fazia, por fim, a sua estreia oficial no comando técnico do Besiktas e logo na Liga Europa, frente ao Athletic Bilbao, com os portugueses Gedson Fernandes e Rafa Silva titulares (João Mário começou no banco e entrou na 2ª parte). O jogo era de extrema importância para as ambições turcas na prova, enquanto os bascos estavam mais confortáveis.
Perante essa necessidade de pontos, e motivado pela mudança de treinador, o Besiktas entrou forte na partida e foi ganhando a bola fruto de uma pressão bem conseguida. Isso ajudou a conseguir sair várias vezes na pressão e foi assim que chegou ao golo inaugural: aos 17', Rafa foi servido à entrada da área e deixou em Rashica com um toque sublime de calcanhar. O kosovar atirou em jeito e fez o 1-0.
A turma de Bilbao demorou, mas acabou por conseguir equilibrar as contas e foi potenciando os irmãos Williams, Nico e Iñaki, nas alas - a sua maior arma, por norma. Depois de um par de avisos à baliza de Mert Gunok, os bascos chegaram ao empate em cima do intervalo, aos 45': após cruzamento na direita e uma grande confusão no coração, Unai Gómez surgiu isolado na esquerda da área a encostar para o empate.
Estava tudo em aberto para a 2ª parte e isso notou-se com a facilidade com que o jogo ia ficando partido, agora que o Athletic arriscava mais com bola. Isso acabou por potenciar a transição rápida do Besiktas, onde havia um interveniente de excelência: Rafa Silva. O avançado português, aos 60', foi desmarcado na esquerda e assistiu Rashica para o 2-1, mas não se ficou por aqui e, aos 78', trocou os papéis e respondeu ao cruzamento de Rashica na direita para, a dois tempos, fazer o 3-1.
O jogo não acabaria, no entanto, sem mais um golo bem português. Já em cima do final, aos 90+2, o Besiktas beneficiou de uma grande penalidade e foi João Mário quem assumiu, cobrando com sucesso e fechando o resultado em 4-1. Solskjaer estreou-se a vencer e o Besiktas ganhou vida na Liga Europa.