Jorge Martín permanece nos cuidados intensivos do Hospital Hamad após sofrer um hemopneumotórax com múltiplas fraturas nas costelas durante o GP do Qatar, e de acordo os responsáveis médicos que acompanham o caso, a situação está a evoluir positivamente, apesar da gravidade.

Ángel Charte, Diretor Médico do MotoGP, afirmou o seguinte sobre a evolução do piloto da Aprilia Racing: ‘As lesões do Jorge Martín estão a progredir satisfatoriamente. A drenagem torácica para o seu hemopneumotórax está a evoluir favoravelmente. A sua dor está sob controlo, apesar das fraturas nas costelas’.

Charte especificou ainda: ‘Por agora, ele deve continuar com o processo de drenagem pulmonar até que esteja 90% resolvido. Depois disso, serão necessários alguns dias antes que possa ser transferido por avião médico para o nosso hospital’, acrescentando que o piloto mantém-se ‘num estado de espírito alegre e forte’.

Franco Perona, Diretor Médico da Lifenet Healthcare, parceira da Aprilia Racing, complementou: ‘O Jorge Martín está atualmente a submeter-se a terapia de alívio da dor nas costelas e drenagem, que teve um efeito positivo significativo na reexpansão do seu pulmão após o pneumotórax’. Perona agradeceu também o apoio do Dr. Charte, referindo que ‘como Parceiro Médico Oficial da Aprilia Racing, a Lifenet Healthcare continuará disponível para ajudar a gerir este momento difícil enquanto aguardamos a fase de recuperação funcional de Martín e o seu regresso à pista’.

Enquanto o processo de recuperação continua, foi confirmado que Lorenzo Savadori substituirá Jorge Martín no próximo GP em Jerez de la Frontera.