Ricardo Horta foi o nome envolvido de forma direta numa das mais duradouras novelas do defeso de há duas épocas. O capitão do Sp. Braga esteve com um pé fora do Minho para rumar ao Benfica, mas esse passo nunca se concretizou efetivamente. Dois anos volvidos, o avançado foi convidado a falar do tema e, em entrevista à SportTV, não fugiu, ainda que tenha dito que esse tema está já no passado.

Saída gorada para o Benfica: "Sim, eu confesso que na altura foi um período difícil. Ser associado ao Benfica já envolve muita história, muita conversa, muita fotografia. Eu relembro que no verão, quando se começou a falar nisso, até me apanharam a sair do Algarve na piscina com um saco de praia da minha mulher. Isso até saiu. Na altura acho que foi difícil, não só para mim como para a minha família, mas é um assunto que já foi. Acho que é daqueles assuntos que quanto menos se falar, melhor. E eu na altura disse que consegui reagir bem a isso e acho que consegui reagir bem. 

Resgatar a motivação: "Foi estar em casa, junto da minha família, falar com a minha família. Recordo-me que recorri muitas vezes ao meu pai, porque ouvir uma voz mais experiente e de quem realmente sente as nossas dores e sente como nós. E foi isso. Recorri muitas vezes ao meu pai, liguei-lhe muitas vezes. E pronto, as coisas acabaram por acontecer."