Arrancou, esta quinta-feira, pelas 17h45 de Portugal Continental, o playoff de acesso aos oitavos de final da Conference League e o grande destaque foi a impressionante derrota do Panathinaikos, de Rui Vitória, na casa dos islandeses do Vikingur, por 2-0.

A jogar fora de portas, o técnico português implementou alguma rotação na sua equipa, deixando no banco de suplentes nomes como Tetê e Ioannidis, duas das principais figuras da equipa. A turma helénica até entrou com mais bola, mas foram os da casa quem foram felizes e, aos 12', chegaram ao golo inaugural, por intermédio de Davíd Atlason, na sequência de um livre lateral, onde houve confusão na área.

Em desvantagem, o Panathinaikos, que tinha também algumas baixas por lesão, assumiu as rédeas do jogo, com o Vikingur a recuar claramente linhas, e foi conseguindo chegar à área adversária, com Bakasetas e Mancini em destaque, pela direita. Contudo, foram pecando na finalização e isso permitiu aos islandeses acreditar que podiam ser felizes na transição. Acabou por acontecer aos 56', por Matt Vilhjálmsson, que aproveitou uma má abordagem do guardião Lodigin a um primeiro remate para, na recarga, ampliar facilmente. Já perto do fim, Ioannidis entrou e reduziu de penálti, mas não evitou a derrota do Panathinaikos por 2-1.

Nos outros jogos desta ronda de playoff, disputados à mesma hora, nota ainda para a vitória do Jagiellonia Bialystok na casa do Backa Topola por 1-3 (João Moutinho foi titular), a vitória do Shamrock Rovers, por 0-1, na casa do Molde - com direito ao golo mais jovem de sempre nas provas europeias, por Michael Noonan, com 16 anos e 197 dias - e o empate, por 2-2, entre o Celje e o APOEL.

A 2ª mão joga-se na próxima quinta-feira, 20 de fevereiro.