No passado domingo, na terceira ronda do Open de Madrid, Casper Ruud (26 anos, 15.º do ranking ATP) venceu Sebastian Korda (24 anos, 24.º ATP) por parciais de 6-3 e 6-3. A vitória do norueguês aconteceu 26 anos depois dos pais de ambos se terem defrontado em Miami, com a vitória a sorrir a Christian Ruud.

A terceira ronda do torneio colocou frente a frente Casper Ruud e Sebastian Korda e, desta vez, ao contrário do que sucedeu no Open do Canadá de 2024, quando o americano se qualificou após desistência do adversário, o resultado foi decidido no court. O duelo durou uma hora e 12 minutos e o tenista n.º 15 do mundo impôs-se em dois sets: 6-3 e 6-3. Os dois parciais registaram vários momentos de equilíbrio, mas Ruud foi mais preciso e sólido, conseguindo dois breaks em cada um.

Graças a esta vitória, o norueguês qualificou-se para os oitavos de final do Open de Madrid, onde defrontará Taylor Fritz (27 anos), n.º 4 do mundo.

O detalhe interessante é que Sebastian Korda e Casper Ruud defrontaram-se 26 anos depois dos seus pais, Petr Korda e Christian Ruud, se terem encontrado na primeira ronda em Miami. Em março de 1999, Christian, com a mesma idade que o filho tem atualmente, venceu por parciais de 6-2 e 7-6. Tanto a vitória do pai como a do filho foram alcançadas com uma diferença de 14 pontos. O norueguês seria derrotado na segunda ronda do torneio pelo espanhol Pato Clavet, que beneficiou da desistência do adversário no segundo set.

Os jogos desta segunda-feira foram cancelados devido ao apagão que afetou Portugal e Espanha.