O SC Braga anunciou, através de um comunicado emitido na tarde desta quarta-feira, ter chegado a acordo com o Málaga para a resolução do 'caso' Ricardo Horta. O conjunto minhoto irá pagar sete milhões de euros ao clube espanhol, num plano de pagamento a três anos, e passará a ser o detentor da totalidade dos direitos económicos do camisola 21.
«Este acordo só foi alcançado após sugestão do TAS-CAS, aquando do início do julgamento, a 25 de setembro de 2024. Sublinhe-se que o Málaga FC reclamava (já com base em decisão prévia da FIFA) uma compensação conexa com o jogador Ricardo Horta que ascendia, à data, a 13 milhões de euros(..)
Assim, e tal como referido em cima, foi acordado com o Málaga CF que o SC Braga procederá ao pagamento de cerca de metade do valor peticionado (7 milhões de euros), e que o fará mediante um plano de pagamentos a 3 anos. Além disso, o Málaga CF terá direito a 50 por cento da mais-valia de uma futura transferência do jogador, até ao máximo de 4.725 milhões de euros. Para se apurar a mais-valia, aplicar-se-á a percentagem referida sobre o valor da futura transferência, após dedução dos 7 milhões de euros referidos acima, mecanismo de solidariedade e custos com eventual agente de futebol.», podia ler-se no comunicado emitido pelos bracarenses.
Recorde-se que todo este imbróglio surgiu depois de o SC Braga ter recusado a proposta do Benfica pelo jogador. No acordo entre o Málaga e o SC Braga, assinado em 2016, o emblema espanhol assegurou o direito a 33 por cento do valor de uma futura transferência do jogador. Se chegasse uma proposta de igual ou superior a cinco milhões, esta tinha de ser aceite pelos Gverreiros. Como tal não sucedeu, o conjunto andaluz avançou para a FIFA.
No plano desportivo, Ricardo Horta, de 30 anos, tem vindo a construir um legado ímpar no SC Braga. Para além de já ser o melhor marcador do clube (128 golos), está a apenas nove jogos de se tornar o jogador com mais partidas realizadas ao serviço dos arsenalistas. A nível de palmarés, conta com uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga.