
Francesco Bagnaia obteve no GP das Américas a sua primeira vitória da época de MotoGP. A queda do seu colega de equipa, Marc Márquez, foi determinante.
Até ao incidente, o espanhol da Ducati estava a dominar a corrida, mas bastou um erro num corretor na curva 4 para deitar tudo por terra. O #63 comentou em conferência de imprensa:
– Eu estava a ver que ele estava muito agressivo nos corretores. Para seres assim tão competitivo tens de cortar muito o corretor na curva 4, e provavelmente ainda estava um pouco molhado. Normalmente tento ir lá, mas nesta corrida não era a situação correta, porque na volta de aquecimento toquei um pouco nele e a aderência não era assim tão boa. Assim que o vi a entrar assim tanto nesse corretor, eu vi-o perder a dianteira. Depois, não foi fácil compreender como abordar o seguinte.
Não restam muitas dúvidas a Bagnaia. Se o oito vezes campeão do mundo não tivesse caído, o resultado teria sido diferente: ‘Penso que sem essa queda, ele ainda escaparia, porque o ritmo que ele estava a mostrar era fantástico’.