A Associação de Futebolistas Espanhóis (AFE), sindicato independente com mais de 15 mil filiados e presidido por David Aganzo, defende que o jogo do Real Madrid com o Osasuna, respeitante à jornada inaugural da La Liga e agendado para 17 de agosto, deve ser adiado por causa da participação do emblema merengue no Mundial de Clubes. A posição da AFE baseia-se no Acordo Coletivo de Trabalho, o qual estipula que os futebolistas têm direito a 30 dias de férias, gozando pelo menos 21 deles de forma contínua.

O Real Madrid de Bellingham, Vinícius, Mbappé e companhia enfrenta este sábado o Borussia Dortmund, a contar para os quartos de final. Mesmo que seja eliminado, o plantel merengue só regressará à Europa no domingo ou, mais provavelmente, na segunda-feira. Caso se qualifique, o cenário piora, uma vez que a sua meia-final está agendada para o dia 9. A final, essa, realiza-se no dia 13. Levando em consideração as férias e o facto de a pré-temporada ter no mínimo 15 dias... é o caos!

"O processo devia ser adiado. A indústria devia deixar de ter prioridade em detrimento da saúde dos jogadores", afirma à EFE uma fonte da AFE. O sindicato avança com três datas para o jogo do Real Madrid: 27 de agosto, 29 de outubro ou 3 de dezembro.