Jannik Sinner é o grande favorito ao título nas primeiras ATP Finals desde 2001 que não contam com qualquer elemento do Big Three (Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer).

O nº1 ATP, de 23 anos, vice-campeão no ano passado, entrou este domingo com uma vitória em Turim, ao derrotar o estreante australiano Alex De Minaur, de 25 anos e 8º da classificação, por 6-3 e 6-4.É a 66ª vitória em 72 encontros disputados pelo transalpino em 2024 (92% de triunfos e ganhou 22 dos seus últimos 23 encontros), que o deixam empatado no primeiro lugar do Grupo… com Taylor Fritz.

O norte-americano, 5º do ranking mundial, brilhou para derrotar o russo Daniil Medvedev, 4º do ranking e o tenista mais velho (28 anos) deste elenco de jogadores que está em Turim por 6-4 e 6-3, parciais quase iguais aos de Sinner.

Sinner dedicou o triunfos aos adeptos. "É uma energia incrível. Eu amo jogar em casa. É uma honra enorme, enorme para mim vencer perante todos eles. Ainda por cima este ano não joguei em Roma. Foi a minha primeira partida em Itália este ano. A receção foi muito calorosa. Foi incrível", confessou o campeão de sete títulos em 2024, que ainda não tinha jogado em Itália com o estatuto de nº1 do Mundo.

A jornada desta segunda-feira arranca com o outro grupo. Carlos Alcaraz (3º) defronta Casper Ruud (7º), ao passo que Alexander Zverev (2º e duas vezes campeão) joga diante de Andrey Rublev (9º).