O Sporting joga esta quarta-feira, no Estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, às 13h00, com o Mónaco, nos 16-avos de final da UEFA Youth League, após a excelente classificação na primeira fase, na qual atingiu o segundo lugar, apenas suplantado pelos italianos do Inter.

O treinador João Pereira deu o mote para o encontro com a equipa do Principado, que ocupou a última vaga para os 16-avos-de-final, ao ficar no 22.º posto da primeira fase. «Temos de ser uma equipa com muita ambição, com muita atitude e com o objetivo de, no mínimo, fazer aquilo que o Sporting fez há duas épocas, que foi chegar às meias-finais. Para isso, temos de começar por ganhar este jogo, e sabemos que temos de ir jogo a jogo, não valorizando a classificação na fase de liga. Tudo o que está para trás já não conta, temos de respeitar muito este adversário, que sabemos que nos vai criar alguns problemas e saber aquilo que temos de fazer», adiantou aos meios de comunicação do clube de Alvalade.

O técnico garantiu que o encontro foi preparado da melhor maneira. «Tivemos muito tempo para analisar o adversário, preparámos o jogo muito bem e estamos preparados. Sabemos com o que contar se eles não mudarem muito a equipa e estamos alertados para os bons jogadores que eles têm, alguns deles que vão regularmente à equipa principal, mas nós somos o Sporting, jogamos em casa e só pensamos em vencer», garantiu.

O encontro é a uma só mão, razão pela qual os leões treinaram as grandes penalidades, a forma como se decidiu o encontro desta terça-feira entre o Benfica e os neerlandeses do AZ Alkmaar, mas João Pereira quer decidir a partida durante os 90 minutos. «São as regras da competição e nós temos de nos adaptar a elas. Poderia ser bom haver dois jogos, como poderia não ser. Felizmente, e mérito nosso, jogamos em casa, vamos poder contar com o apoio do nosso público, jogaremos num campo que conhecemos bem e não teremos o desgaste das viagens. Só estivemos mais condicionados porque a equipa B jogou na sexta-feira e os sub-19 no sábado nos Açores, e isso fez com que alguns jogadores só hoje estivessem completamente recuperados, mas estamos preparados para o jogo de amanhã», assegurou.

A UEFA Youth League é uma das maiores montras para os jovens jogadores, razão pela qual, segundo João Pereira, «não é preciso dar motivação extra aos jogadores».

Gabriel Silva quer mostrar o que é o leão

O avançado Gabriel Silva, 17 anos, é, até ao momento, um dos jogadores do Sporting com mais minutos nesta edição da UEFA Youth League, sendo ainda o melhor marcador, pois em seis jogos da fase de Liga anotou quatro golos, tendo ainda rubricado quatro assistências. No entanto, está mais focado no coletivo. «O mais importante é a equipa e ajudar a equipa, mostrar o que é o Sporting e ganhar. Quem marca ou quem assiste é irrelevante, todos nós queremos é ganhar e seguir em frente», disse, afirmando ainda: «Estou muito grato por poder jogar na UEFA Youth League. É uma grande competição, é uma prova importante na nossa idade, tem uma visibilidade diferente da do campeonato e para nós é muito bom jogar contra outras equipas de nível mundial», afirmou.