
O Sporting parte esta terça-feira em busca do título de tricampeão nacional de futebol, iniciando a preparação da época 2025/26, em Alcochete, com interrogações sobre o avançado Gyökeres e a tática a utilizar por Rui Borges.
O melhor marcador da I Liga na época passada, com 39 golos em 33 jogos, tem protagonizado a principal 'novela' do mercado de transferências deste verão, motivando um 'braço-de-ferro' entre os seus representantes e os 'leões', que só aceitam abrir mão do principal obreiro do bicampeonato por um valor superior a 60 milhões de euros fixos, mais 10 milhões em objetivos.
Esses foram os montantes que o presidente do clube, Frederico Varandas, garantiu que não aceitaria pelo sueco, em 11 de junho, no mesmo dia em que assegurou não ter chegado a Alvalade qualquer proposta para a sua contratação. No sábado reforçou a ideia, instantes antes da assembleia geral do clube.
Por isso, Gyökeres é esperado nos próximos dias na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para iniciar os trabalhos da nova época juntamente com todos os jogadores que não representaram as respetivas seleções nacionais após o final de 2024/25.
Até que haja 'fumo branco' em relação ao futuro do jogador, o treinador do Sporting, Rui Borges, conta com o autor de 54 golos em 52 jogos pelos 'verde e brancos' em todas as competições da época passada nos desenhos táticos que irá trabalhar até ao primeiro jogo oficial, frente ao Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira.
Na época passada, o técnico que chegou a Alvalade em dezembro começou por abdicar do 3x4x3 que tinha o 'cunho' de Ruben Amorim e foi mantido pelo seu antecessor direto, João Pereira, mas acabou por voltar a esse esquema em menos de dois meses, "para dar conforto à equipa", justificou, mantendo-o até à conquista da 'dobradinha', frente ao Benfica, na final da Taça de Portugal.
Nunca esclareceu, no entanto, se pretendia manter esse 'desenho' nesta época ou voltar a implementar um sistema assente numa linha defensiva com quatro jogadores, 'fórmula' que utilizou ao longo de toda a sua carreira como treinador principal, até mudar-se do Vitória de Guimarães para o Sporting.
As duas incógnitas do início da pré-época do Sporting devem, por outro lado, influenciar de forma decisiva a abordagem dos bicampeões nacionais ao que resta do mercado de transferências.
Tanto em termos de saídas, como de entradas, o clube de Alvalade 'jogou', até agora, em antecipação: logo em março, oficializou as vendas de Dário Essugo e Quenda ao Chelsea, de Inglaterra, por um total de 74,4 milhões de euros, poucos dias antes de tornar públicas as contratações do médio Giorgi Kochorashvili (ex-Levante, Esp) e do avançado Alisson Santos (ex-União de Leiria, por empréstimo dos brasileiros do Vitória) por 5,5 e 2,1 milhões de euros, respetivamente.
A SIC sabe que Kochorashvili e Alisson Santos deverão ser oficializados ainda durante o dia de hoje.
Os dois reforços são esperados esta terça-feira, em Alcochete, enquanto Quenda também deverá juntar-se ao grupo durante o estágio de pré-temporada, em Lagos, entre 12 e 21 deste mês, uma vez que o acordo com o Chelsea contempla a continuidade do jovem avançado em Alvalade, por empréstimo dos ingleses, durante mais uma época.
Calendário do Sporting
No Algarve, os 'leões' têm encontros marcados com os escoceses do Celtic, no dia 16, e com os ingleses do Sunderland, em 21, não sendo de excluir a possibilidade de realizarem outros encontros de preparação à porta fechada.
Poucos dias após encerrarem o estágio no Sul, os 'leões' recebem o Villarreal, de Espanha, na disputa do troféu Cinco Violinos, em 25 de julho, encontro que serve de apresentação da equipa aos adeptos e será disputado no Estádio Nacional, devido às obras de remodelação que decorrem no Estádio José Alvalade.
Ainda antes do fim do mês, o Sporting regressa ao Estádio do Algarve para o arranque oficial da nova época, frente ao Benfica, na Supertaça Cândido de Oliveira, que se disputa às 20:45 de dia 31.
Os 'leões' procuram entrar com o 'pé direito' numa época onde o objetivo assumido é conquistar o título de campeão nacional de futebol pelo terceiro ano consecutivo, um feito que não alcançam desde 1953, há 72 anos.
Plantel provisório do Sporting para 2025/26:
- Guarda-redes: Rui Silva, Franco Israel e Diego Callai.
- Defesas: Diogo Travassos (ex-Estrela da Amadora), Fresneda, Ricardo Esgaio, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Diomande, Gonçalo Inácio, St. Juste, Nuno Santos, Maxi Araújo, Matheus Reis e David Moreira.
- Médios: Giorgi Kochorashvili (ex-Levante, Esp), Hjulmand, Daniel Bragança, João Simões e Morita.
- Avançados: Alisson Santos (ex-União de Leiria), Geny Catamo, Trincão, Harder, Pedro Gonçalves, Quenda, Biel e Gyökeres.
Saíram: Diogo Pinto (Estrela da Amadora), Kovacevic (Norwich, Ing).
Com Lusa