Portugal assegurou, esta quarta-feira, a quinta medalha nas Universíadas Rhine-Ruhr 2025, na Alemanha, através da judoca Taís Pina (-70 kg) que no decisivo combate pelo bronze superou, por castigos, a brasileira Luana Carvalho (25.ª do ranking mundial).

A olímpica do Algés segue assim os êxitos da nadadora Francisca Martins (ouro nos 400 livres e prata nos 800 livres, a atleta Agate de Sousa (ouro no salto em comprimento) e dos tenistas Maria Libório e Pedro Araújo (bronze em pares mistos).

Isenta da ronda inaugural devido, Taís (17.ª), de 20 anos, na segunda ultrapassou a cazaque Kristina Sotnikova (178.ª) com um ippon em apenas 58 segundos, para nos quartos de final também eliminar a sul-coreana Yerang Lee (96.ª) com uma pontuação máxima decorridos 1.48m do combate.

O único revés do dia da olímpica do Algés, que está a viver a primeira temporada como sénior, aconteceu nas meias-finais ao perder face à alemã Samira Block (62.ª) ao sofrer um ippon aos 1.56m e quando já havia sido penalizada com dois castigos, o que a levou para a luta pelo último degrau do pódio frente a Luana Carvalho.

No judo, mas na categoria de -81 kg, esteve ainda em ação António Tetino (440.º) foi acabou eliminado na primeira ronda pelo Azat Kumisbay (55.º) após um ippon aos 2.31m e quando o cazaque já somava dois yukos contra um do português.