
Sprint puro e a toda a linha para encontrar o vencedor da nona etapa do Tour. Em Châteauroux, e depois do grande animador da etapa, Mathieu van der Poel (Alpecin) ter sido alcançado a 800 metros da meta, os velocistas fizeram-se à viitória, que sorriu ao belga Tim Merlier (Soudal).
O campeão europeu bateu o vencedor da véspera, o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), com o compatriota Arnaud De Lie (Lotto) a fechar o pódio da etapa. Trata-se da sua segunda vitória no Tour deste ano, depois do triunfo na 3.ª tirada.
Num percurso plano, sem montanhas, os principais favoritos chegaram no pelotão, num dia em que João Almeida (Emirates) disse adeus ao Tour.
Nelson Oliveira (Movistar) é agora o único português em prova, sendo 59.º da geral.
Esta segunda-feira não será cumprido o primeiro dia de descanso, como habitualmente, já que sendo feriado nacional em França, haverá etapa. E a 10.ª tirada será um autêntico sobe e desce, com oito (!) contagens de montanha, sendo que o final está colocado numa de segunda categoria.
Dia para a camisola amarela de Tadej Pogacar sem posta à prova ou para o esloveno chegar ao descanso - terça-feira - ainda mais líder.
Confira aqui as classificações.