Segundo dia de Tour de France 2025 e segundo camisola amarela. No final da etapa mais longa da 112.ª edição da prova francesa - 209,1 quilómetros entre Lauwin-Planque e Boulogne-sur-Mer -, foi Mathieu Van der Poel (Alpecin–Deceuninck) a subir ao lugar mais alto do pódio.

Após uma tirada que teve quatro contagens de montanha (duas de Categoria 3 e duas de Categoria 4), o ciclista neerlandês venceu os favoritos à vitória final, Tadej Pogacar (UAE Emirates) - que falhou assim a 100.ª vtória da carreira - e Jonas Vingegaard (Visma), ao sprint, ao fim de 04:45,41 horas de corrida. Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels) e Matteo Jorgenson (Visma) completaram o top 5 do dia.

Depois de somar a segunda vitória da carreira na Grande Boucle e a segunda consecutiva da Alpecin-Deceuninck nesta edição do Tour, Van der Poel herdou a camisola amarela do colega Jasper Philipsen, liderando a geral com quatro segundos de vantagem sobre Pogacar e seis face ao dinamarquês da Visma.

Ao contrário do que aconteceu no sábado, João Almeida teve um dia relativamente calmo e, desta vez, não perdeu tempo para o grupo da frente, terminando na 15.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor. Com este resultado, o ciclista da UAE Emitarates salta do 60.º para o 13.º posto da geral, a 49 segundos do líder.

Já Nelson Oliveira teve uma etapa atribulada. A 190 quilómetros da meta, precisou de trocar o pneu e perdeu momentaneamente o contacto com o pelotão. No final, voltou a ficar para trás e teve de se contentar com o 138.º lugar, a mais de sete minutos da frente.

Na segunda-feira, os ciclistas cumprem 178,3 quilómetros essencialmente planos entre Valenciennes e Dunquerque, ponto final da terceira etapa.

Em atualização