
O Sporting de Braga anunciou esta segunda-feira a saída de Carlos Carvalhal do cargo de treinador da equipa principal. Neste mesmo dia, os bracarenses revelaram nas redes sociais que as "novidades não ficarão por aqui".
Com o lugar de treinador vago, a imprensa nacional já colocou em cima da mesa alguns candidatos que podem assumir o banco dos 'arsenalistas'. Mas qual será a escolha de António Salvador?
Vítor Bruno
Português, 42 anos. Formado em Ciências do Desporto, iniciou a carreira como treinador após uma breve passagem como jogador. Foi adjunto de Sérgio Conceição durante mais de uma década, incluindo sete épocas no FC Porto, onde esteve ligado a várias conquistas.
Em 2024, assumiu o cargo de treinador principal dos dragões, vencendo a Supertaça logo na estreia. No entanto, acabou por ser dispensado em janeiro de 2025, após apenas sete meses no cargo. É reconhecido pela sua dedicação, conhecimento tático e identificação com os valores do clube.
Carlos Vicens
Espanhol, 42 anos. Começou por jogar nos Estados Unidos, mas uma carreira curta levou-o rapidamente à transição para treinador. Depois de treinar equipas modestas em Espanha, juntou-se ao Manchester City em 2017, onde se destacou na formação, vencendo a FA Youth Cup com os sub-18.
Em 2021, foi promovido à equipa técnica principal de Pep Guardiola, integrando o staff do Manchester City como adjunto. Em 2022, foi anunciado como treinador do Heracles Almelo, nos Países Baixos, mas acabou por permanecer em Inglaterra após o clube ser despromovido. É reconhecido pela sua formação sólida, perfil analítico e capacidade no desenvolvimento de jovens talentos.
Francesco Farioli
Italiano, 36 anos. Começou como treinador de guarda-redes e adjunto, antes de assumir o cargo de treinador principal no Fatih Karagümrük, tornando-se o técnico mais jovem da liga turca. Teve também passagens por Alanyaspor e Nice, onde se destacou pelo seu estilo de jogo ofensivo e estruturado.
Em 2024, foi contratado pelo Ajax, tendo conseguido inicialmente bons resultados, chegando a liderar a liga neerlandesa. No entanto, uma quebra de forma nas últimas jornadas impediu a conquista do título. Deixou o clube esta segunda-feira, invocando divergências com a direção, apesar do reconhecimento pelo trabalho feito e pelo desenvolvimento de jovens talentos.
Raúl González
Espanhol, 47 anos. Lenda do Real Madrid. Como jogador, destacou-se como avançado, tendo marcado 323 golos em 741 jogos pelo clube merengue, com o qual conquistou três Ligas dos Campeões e seis campeonatos espanhóis. Representou também a seleção espanhola em mais de 100 jogos.
Após a pendurar as botas, iniciou a carreira de treinador nas camadas jovens do Real Madrid e, desde 2019, lidera o Castilla. Venceu a UEFA Youth League em 2020 e é constamente apontado como um futuro treinador principal do clube, embora desta vez tenha sido preterido em favor de Xabi Alonso.