
A UEFA vai distribuir 240 milhões de euros (ME) para os clubes, durante o ciclo com o Campeonato da Europa de 2028, anunciou esta quarta-feira o organismo que rege o futebol no continente.
"Para o próximo ciclo, ligado ao Euro'2028, serão distribuídos 240 milhões de euros, em conformidade com o memorando de entendimento entre a UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA)", lê-se no site oficial da UEFA.
No comunicado resultante da reunião do Comité Executivo da UEFA, na cidade espanhola de Bilbau, o organismo detalha que foi acordado com a ECA a transferência de três milhões de euros remanescentes do ciclo 2020-2024, para o programa de benefícios dos clubes com jogadoras no Euro'2025 feminino, aumentando o bolo de seis para nove milhões de euros.
Estes valores vão ser divididos em dois grupos, com 104 milhões de euros para as duas edições da Liga das Nações, de 2024/25 e de 2026/27, e para a qualificação para o Euro'2028, enquanto a fase final desse Campeonato da Europa vai beneficiar os clubes em 140 milhões de euros.
O Comité Executivo da UEFA deu ainda conta da atualização sobre o programa de criação de lugares em pé nas bancadas dos estádios nas 10 federações envolvidas, entre as quais a portuguesa, que permite o recurso ao peão, mas não foi implementado pelos clubes.
Ainda de acordo com o organismo europeu, os lugares em pé nas bancadas são permitidos na Áustria, Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Escócia e Holanda, enquanto a legislação de Itália e Espanha os impede.
A UEFA concordou prolongar o acompanhamento deste programa nas competições masculinas de clubes na época 2025/26.
Da reunião que antecedeu a final da Liga Europa, entre os ingleses do Manchester United e do Tottenham, onde pode acompanhar aqui em direto, a UEFA anunciou ainda que Zoran Lakovic foi nomeado secretário-geral adjunto do organismo para os Negócios e Relações Internacionais das Federações Nacionais.
A próxima reunião do Comité Executivo está agendada para 11 de setembro, em Tirana, capital da Albânia.