O confronto com o Benfica, derrota por 0-3 este sábado, para além do efeito psicológico que o resultado acarreta, deixou mazelas mais profundas, com dois jogadores a terem sido substituídos com problemas físicos.

Nélson Oliveira, avançado português de 33 anos, saiu logo ao intervalo, depois de se ter agarrado à coxa direita, num lance mais impetuoso com Otamendi. O dianteiro começou a queixar-se, de imediato, e ao sair para o descanso deu logo a entender de que não estaria nas melhores condições. Por isso, Luís Freire, treinador do V. Guimarães, tomou a decisão de colocar Jesús Ramírez, para a segunda parte, deixando o internacional português a descansar. No entanto, ainda é dúvida para a 31.ª ronda, na qual os conquistadores voltam a jogar no Estádio D. Afonso Henriques frente ao Rio Ave.

No entanto, também Gustavo Silva acabou por ser substituído depois de apresentar problemas físicos. O avançado brasileiro, de 25 anos, esteve três meses parado com uma lesão muscular e tinha regressado no início deste mês. Na primeira titularidade depois da recuperação voltou a sentir algum desconforto e foi substituído ao minuto 56, dando o seu lugar a Nuno Santos. Assim, também o extremo que é o melhor marcador da equipa, com dez golos, é outra dúvida para o embate com os vila-condenses.

Mesmo assim, ainda houve boas notícias, pois todos os seis jogadores que estavam em risco de exclusão (quatro cartões amarelos) sobreviveram. Dois nem sequer foram utilizados, como Óscar Rivas e Beni Mukendi. Mas, Nélson Oliveira, Tomás Handel, Telmo Arcanjo e Nuno Santos conseguiram passar o jogo com as águias sem serem admoestados.