O V. Guimarães promoveu recentemente uma formação interna para a sensibilização para o Traumatismo Crânio-Encefálico no desporto. Durante cerca de uma hora, o auditório do Estádio D. Afonso Henriques recebeu o Dr. Pedro Silva, médico neurocirurgião do Hospital São João, para uma palestra que teve como público atletas, agentes desportivos e outros intervenientes no dia-a-dia das diferentes modalidades.

Ao longo da sessão, os participantes tiveram oportunidade de ver diversas imagens e exemplos, acompanhados da devida explicação, de forma a aprender a identificar, com facilidade, os sinais de um Traumatismo Crânio-Encefálico e para saber como agir em situações do género.

Sobre a iniciativa, Dr. Jóni Nunes, diretor clínico do departamento médico do V. Guimarães, realçou a importância da partilha de conhecimento sobre o tema.  "A concussão cerebral é uma lesão traumática que pode estar associada a alterações temporárias ou mesmo definitivas da função cerebral. É uma condição particularmente relevante no desporto e que tem sido alvo de discussão a nível global", disse, em declarações aos meios do clube, antes de acrescentar: "Entendemos que é crucial informar e esclarecer os intervenientes do universo vitoriano relativamente a um tema extremamente sensível para que todos estejam preparados para proteger a saúde dos atletas."

A palestra contou com a presença dos atletas das equipas A e B do Vitória. As respetivas equipas técnicas, bem como a equipa técnica da equipa feminina de futebol, também marcaram presença, além dos team managers, elementos dos departamentos de performance e responsáveis ligados às equipas de futebol, mas também das modalidades vitorianas.