É a hora de todas as decisões na Liga 3!

Depois de uma primeira fase disputada em duas séries, os quatro primeiros classificados da Série A e os quatro primeiros classificados da Série B 'juntam-se' agora num campeonato de 14 jornadas para discutirem o acesso à 2ª Liga.

Numa prática que já vem sendo comum, o zerozero entrevistou os treinadores/capitães dos clubes em questão, numa conversa na qual foi feito não só o rescaldo da fase regular da prova, mas também a antevisão da fase de subida.

O Varzim foi a primeira equipa da Série A a garantir a fase de subida, apesar de o objetivo traçado inicialmente ser apenas a manutenção. Os Lobos do Mar, tal como na temporada passada, vão tentar a subida ao segundo escalão do futebol português, depois de terem descido aos campeonatos não profissionais em 2022.

Vítor Paneira, técnico dos varzinistas, procura repetir o feito conseguido neste mesmo clube, há nove anos. Para isso, conta com uma equipa «jovem, com raça e qualidade» e que ambiciona deixar para trás o mau momento recente do clube poveiro.

zerozero: O Varzim foi segundo classificado e a primeira equipa a garantir esta fase de subida. Que balanço faz da primeira fase?

Vítor Paneira: Fomos a equipa que ficou em primeiro lugar porque fomos a equipa que fez mais pontos dentro do campo. A FPF deu três pontos ao Lourosa. Fizemos uma boa campanha, fomos uma equipa muito focada no objetivo inicial do clube, que era a manutenção. Depois fizemos uma belíssima parte final e acabámos por ser a equipa com mais pontos dentro do campo. Ficamos contentes com aquilo que produzimos. A equipa correspondeu às expectativas e por isso está de parabéns. Os jogadores foram claramente os grandes responsáveis por aquilo que conseguimos fazer.

O Varzim tem uma massa associativa muito presente @Catarina Morais / Kapta +

zz: Quais são as expectativas para esta fase de subida? É um sonho colocar o Varzim novamente nos campeonatos profissionais?

VP: Penso que esse é o objetivo das oito equipas. Nós fomos uma equipa que foi para esta primeira fase regular com o objetivo de permanência e conseguimos. Fomos a primeira equipa a conseguir o objetivo de segurar a fase de subida. Eu acho que todas as equipas têm essa ambição, umas de forma mais declarada, outras de forma mais discreta. No entanto, o sonho é igual para todos e nós não fugimos à regra.

zz: Na temporada passada, em condições difíceis, também levou o Varzim a esta fase. O que mudou desde então e em que aspetos a equipa pode dar uma resposta mais positiva?

VP: Desde logo, a estabilidade que não tivemos na época passada. O bom ambiente que temos nesta fase tem tido grande influência no que tem sido a produção de equipa e a estabilidade do clube. Emocionalmente, a equipa é estável e isso faz sempre diferença. Os objetivos do Varzim serão sempre comuns aos objetivos de todos os outros. Há uma fase de subida, de oito equipas, e todas elas querem afirmar-sr como a melhor. O Varzim faz parte desse lote que vai lutar pelo melhor objetivo, que é a subida.

zz: Olhando para as equipas da Serie A que vão disputar esta fase, o Varzim é provavelmente a que apresenta um onze mais jovem e não tão experiente. Acha que isso pode ser um elemento prejudicial para a equipa nesta fase mais decisiva da temporada?

VP: A equipa, mesmo sendo jovem, mostrou grande maturidade durante a época. Nos momentos decisivos, conseguimos dar sempre uma resposta cabal. Era uma expectativa nossa, tentar perceber como é que a equipa iria responder nos momentos de maior dificuldade, especialmente nos jogos em casa, perante os nossos adeptos, que são muitos. Eles foram dando sempre grandes respostas e fomos ultrapassando obstáculos. É nesse sentido que vamos abordar esta fase de subida: uma equipa jovem com muita ambição. Posso garantir que vamos estar na luta e não vamos ser uma equipa fácil de bater.

zz: Tirando o último jogo, em que a equipa já tinha o apuramento garantido, o Varzim vinha de cinco vitórias consecutivas. É por aqui que a equipa se vai guiar, passando uma borracha neste último jogo?

VP: Garanto que a equipa vai entrar sempre para tentar ganhar. Naturalmente, todas as equipas são boas e todas elas querem ganhar agora. O Varzim vai lutar sempre pelos seus pontos, seja em campo for. Não vamos ser uma equipa acomodada, não vai ser uma equipa já com o primeiro objetivo traçado conseguido e a deixar-se embalar. É uma equipa que vai ser difícil de bater, é uma equipa de jovens, mas com muita raça, muita alma e muita qualidade. Vamos defrontar sempre adversários fortes e que têm todos claramente investimentos muito mais fortes do que o Varzim, mas não são os orçamentos que ganham jogos, é a qualidade, a audácia e a postura. Espero que consigamos nesta segunda fase repetir aquilo que fizemos na primeira, especialmente na qualidade do jogo. Preparem-se porque vamos ser difíceis de bater.