
Vitória Oliveira foi a protagonista maior do dia de ontem nos campeonatos nacionais de atletismo em pista curta, que decorrem em Pombal. A atleta do Benfica bateu o recorde nacional dos 3.000 metros marcha, que durava há mais de 10 anos.
Numa prova que dominou de forma clara, a atleta de 32 anos cumpriu a distância em 12.13,39 minutos, batendo o máximo que pertencia a Ana Cabecinha (12.17,93 m), e não escondeu o orgulho pelo que acabara de alcançar, recordando a estreia em campeonatos nacionais... precisamente no ano em que Cabecinha batera o recorde.
«Realmente é um grande feito, quase sem companhia, mas foi muito bom. Olho para trás e percebo o que foram estes dez anos de muito trabalho. Participei pela primeira vez nestes campeonatos há 10 anos, vendo a Ana Cabecinha bater o recorde», disse, orgulhosa, citada pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Também nos 1.500 metros, tanto masculinos como femininos, caíram os recordes dos campeonatos. Nuno Pereira (Sporting), concluiu a prova em 3.37,84 m, 16 centésimos à frente de Nuno Moreira (Benfica). E também na prova feminina, sorriu uma atleta dos leões, Patrícia Silva, que venceu em 4.05,02, dois centésimos (!) mais rápida do que Salomé Afonso, do Benfica.
Nota ainda para João Vieira que, aos 49 anos, se sagrou campeão nos 5.000 metros marcha, pela 23ª vez.