Jogo importante em níveis diferentes para as duas equipas. O Vitória SC não quer deixar escapar o quinto lugar da Liga Portugal Betclic, enquanto o Rio Ave - com 33 pontos - procura garantir a manutenção e ficar a um dos «37 feitos na temporada passada» - objetivo de Petit para 2024/25, dito pelo próprio.

Últimos Resultados

Vitória SC vs Rio Ave
32 Jogos, 20V 7E 5D (DG: 51-21)

Últimos Resultados:
24/25: RAFC 2-2 VSC
23/24: RAFC 1-1 VSC
23/24: VSC 1-0 RAFC
23/24: RAFC 2-1 VSC
22/23: VSC 0-0 RAFC

ver mais >>

Os vimaranenses estão numa luta acesa com o Santa Clara pelo quinto posto do campeonato primodivisionário português - açorianos já venceram o Arouca (2-0) - e veem de uma derrota pesada por 0-3 frente ao SL Benfica. Os rioavistas chegam a este encontro na ressaca da eliminação da Taça de Portugal (1-4 agg. vs Sporting).

O histórico de confrontos entre os dois clubes é bastante favorável ao Vitória SC. Se olharmos apenas para a primeira liga a diferença é abismal: 59 jogos disputados, 30 vitórias dos conquistadores e apenas 13 dos vilacondenses.

Luís Freire recebe o seu antigo clube e vai querer, certamente, cimentar essa tendência. Com o pensamento na Europa - quinto lugar garante acesso à segunda pré-eliminatória da Conference League - o técnico português não deve fazer grandes mexidas no onze que recebeu as águias.

Nélson Oliveira e Gustavo Silva são as únicas dúvidas para este encontro. Os dois jogadores estão condicionados, mas «vão tentar estar disponíveis para ir a jogo», revelou Luís freire na antevisão. A nossa aposta, caro leitor, é que o experiente avançado português assume a posição «9», enquanto Nuno Santos voltará a ser opção no lugar de Gustavo.

A sala de máquinas será ocupada pelo trio do costume: Tomás Handel, Tiago Silva e João Mendes. Telmo Arcanjo atravessa uma grande fase e deve continuar a ser aposta à direita. Nas ausências continua Umaro Embaló (Proibição de doping).

Em sentido contrário está Petit, que vai ter de ir a jogo com um onze remendado dadas as ausências - principalmente na defesa. Nelson Abbey e Omar Richards não estão disponíveis à esquerda, o que deve obrigar o técnico português a utilizar Vrousai adaptado. Brandon Aguilera, Pancho Petrasso e Kiko Bondoso - todos por lesão - também não contam.

Rio Ave e Vitória empataram a duas bolas na primeira volta @Peter Spark / Kapta+

Sem Aguilera, deve ser Tiago Morais quem vai ocupar o lado esquerdo do ataque. Ao seu lado estarão Clayton e André Luiz. As dúvidas existem no centro do terreno, principalmente frente a uma equipa com um jogo interior tão forte como o Vitória SC.

Tiknaz deve ser titular no duplo pivot, mas resta saber quem são os outros dois que o acompanharão naquele trio do meio-campo rioavista. João Novais e João Graça fizeram um jogo pobre frente ao Sporting, ao passo que Ole Pohlmann trouxe acutilância ofensiva e ousadia à equipa. Ainda há Martim Neto e Vítor Gomes. Veremos que escolhas vai fazer Petit.

Na antevisão ao encontro, os dois treinadores passaram mensagens semelhantes: vencer. Luís Freire desvalorizou as contas europeias e garantiu que o foco está no jogo deste domingo: «Estamos mais focados no que podemos fazer do que nas contas. Tudo faremos para voltar às vitórias.»

Petit garantiu querer os três pontos, mas lembrou do objetivo para a temporada: «Sempre tenho dito que o objetivo passa por fazer melhor do que na época passada, em que fizemos 37 pontos. Sabemos que queremos muito ganhar.»

A partida entre Vitória SC e Rio Ave está marcada para este domingo, dia 27 de abril, às 18h00.

Onzes Prováveis

Vitória SC: Bruno Varela, Miguel Maga, Filipe Relvas, Mikel Villanueva, João M. Mendes, Tiago Silva, Tomás Händel, Telmo Arcanjo, João Mendes, Nuno Santos, Nélson Oliveira

Rio Ave: Cezary Miszta, João Tomé, Konstantinos Kostoulas, Andreas Ndoj, Marious Vrousai, João Novais, Demir Tiknaz, André Luiz, João Graça, Tiago Morais, Clayton Silva