O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, nomeou por despacho presidencial Ana Maria Gemo Bié, para o cargo de Presidente do Tribunal Administrativo.

Segundo um documento do governo, a nomeada é magistrada de carreira com uma sólida e diversificada experiência no ministério Público e em matérias de jurisdição administrativa e financeira.

Ana Bié, exerce funções na Procuradoria-Geral da República de Moçambique, junto da secção de Contas do Tribunal Administrativo desde 2024.

“Por Despacho de 7 de Junho de 2011, foi promovida à categoria de Sub-Procuradora-Geral, e, no mesmo ano, nomeada Procuradora-Geral Adjunta através de Despacho Presidencial”, lê-se no documento.

Anteriormente, refere o comunicado, exerceu funções de directora do gabinete central de Combate à Corrupção (2008), tendo desempenhado papel relevante no reforço da integridade e legalidade na administração pública.

Em 2007, a actual presidente do Tribunal Administrativo, assumiu o cargo de Procuradora-Chefe na província de Maputo e exerceu como Magistrada do ministério Público junto à 3ª secção aboral do Tribunal Judicial da capital do país. De 2000 a 2007, exerceu funções de Magistrada do ministério Público junto à 7ª secção Criminal do Tribunal Judicial de Maputo, após ter iniciado a sua carreira na 10ª secção Criminal do mesmo Tribunal (1999-2000).