
A Iberdrola vai realizar um aumento de capital de €5 mil milhões para aproveitar oportunidades de crescimento no negócio de redes de eletricidade nos Estados Unidos da América (EUA) e no Reino Unido, revelou esta quarta-feira a empresa espanhola de energia, ao apresentar as contas do primeiro semestre.
De janeiro a junho a Iberdrola alcançou um resultado líquido de 3,56 mil milhões de euros, mais 20% do que o lucro obtido no período homólogo, numa base ajustada. O volume de negócios avançou 0,5%, para 22,74 mil milhões de euros, e o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) subiu 4,9%, para 8,29 mil milhões de euros.
A elétrica espanhola aproveitou o dia de apresentação de resultados para comunicar ao mercado uma operação de aumento de capital no montante de 5 mil milhões de euros, que servirá para “financiar uma oportunidade de investimento sem precedentes” e “acelerar a estratégia de crescimento nas redes nos EUA e no Reino Unido”.
A Iberdrola antecipa que este aumento de capital terá “impacto positivo” na evolução do resultado por ação do grupo, reforçando as perspetivas de crescimento até final desta década.
A aposta naquelas duas geografias está associada à atualização dos respetivos quadros regulatórios para o transporte de eletricidade, que a Iberdrola espera que proporcione uma rentabilidade média da ordem dos 9,5% (o que fica acima dos 6,5% de remuneração de referência fixada pelo regulador do mercado energético espanhol para os próximos seis anos).
Na informação divulgada esta quarta-feira a Iberdrola prevê que a sua base de ativos de redes de eletricidade supere os 90 mil milhões de euros em 2031, o que representará o triplo dos 30 mil milhões de euros em que estavam avaliadas as suas redes no ano 2020.
Construção de parque eólico em Portugal em marcha
Na apresentação de resultados a Iberdrola também dá conta de que “a construção do projeto Tâmega, situado nos distritos de Vila Real e Braga, no Norte de Portugal, avança segundo o previsto”. Em causa está um parque eólico de 274 megawatts (MW).
Este parque (que chegou a ser desenhado com uma capacidade ainda maior, mas teve de ser reduzido por determinação da Agência Portuguesa do Ambiente) ficará ligado ao complexo hidroelétrico do Tâmega, já totalmente operacional e com uma potência instalada de 1158 MW.
Além do complexo hidroelétrico (com três barragens), em Portugal a Iberdrola conta com 92 MW de capacidade eólica terrestre e 185 MW de potência solar fotovoltaica.
No negócio da comercialização de energia a Iberdrola fechou o primeiro semestre com 331 mil contratos de eletricidade em Portugal e 59 mil contratos de gás, tendo as vendas totais de eletricidade em Portugal avançado 0,3% face ao primeiro semestre do ano passado.