Margarida Couto é uma das vozes mais influentes da sustentabilidade empresarial em Portugal. Foi presidente do GRACE — Empresas Responsáveis e atualmente é vice‑presidente da Rede Capital Social, que junta empresas e organizações sociais para criar impacto coletivo.

No Capital de Ideias, o webcast que aborda questões que tornam o sistema financeiro mais ético, inclusivo e sustentável, Margarida Couto defende que a sustentabilidade é uma temática de competitividade e não apenas de cidadania empresarial. Na sua perspetiva, “nada na sustentabilidade se faz sem as empresas, porque as empresas são os agentes económicos, as empresas é que põem a economia a funcionar”.

A também sócia fundadora da VdA e CEO da Fundação Vasco Vieira de Almeida sublinha que os bancos têm “um papel determinante” nestas temáticas, pois “são o carro que vai à frente” . Reconhece ainda o peso da regulação na Europa: “A Europa terá feito um erro comum que é regular em excesso. Ou seja, regulou em excesso tanto em quantidade, como em velocidade”, refere.

Veja a entrevista no vídeo abaixo.