O economista José Manuel de Matos Passos foi designado vice-presidente da mesa da Assembleia Geral da Caixa Geral de Depósitos (CGD), revelou a instituição nesta quarta-feira, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

Com esta nomeação, ficam preenchidos todos os cargos da mesa da Assembleia Geral para o mandato de 2024 a 2027. O presidente é José de Matos Correia, antigo deputado do Partido Social Democrata (PSD), e o cargo de secretário é ocupado por Ana Sofia Maltez Duarte Pinheiro. José Manuel de Matos Passos transita do Conselho Económico e Social, onde representava o Setor Empresarial do Estado, para o banco público.

José Manuel de Matos Passos substitui Maria João Dias Pessoa de Araújo, que foi diretora-geral do Tesouro e Finanças e ocupou o cargo de vice-presidente da mesa da Assembleia Geral da CGD até 2024.

Com um doutoramento em Economia pela Universidade de Bristol, em Inglaterra, Matos Passos tem uma vida dedicada às matemáticas aplicadas. Foi docente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) desde 1988, lecionando estatística e econometria nos programas de licenciatura, mestrado e doutoramento. Foi coordenador científico do mestrado em Econometria Aplicada e Previsão do ISEG-UTL entre 2013 e 2014 e entre 2007 e 2008.

Foi também investigador do Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica desde 1991, tendo publicado diversos trabalhos científicos em revistas internacionais e participado em congressos e conferências.