
O Nomura vai adquirir os negócios de gestão de ativos públicos do australiano Macquarie Group nos Estados Unidos e na Europa por 1,8 mil milhões de dólares (cerca de 1,6 mil milhões de euros), o que representa a expansão mais ambiciosa do banco de investimento japonês no estrangeiro desde a sua aquisição falhada dos ativos do Lehman Brothers.
Segundo avança a agência Reuters, o maior banco de investimento do Japão assumirá a gestão dos ativos cotados em bolsa. Assumirá igualmente as equipas de investimento e as plataformas operacionais relativas às empresas e manterá a equipa de gestão existente.
Segundo o Nomura, trata-se da sua maior aquisição de sempre e surge numa altura em que as empresas japonesas enfrentam a redução do mercado interno e procuram cada vez mais oportunidades de crescimento no estrangeiro.
Recorde-se que o banco de investimento japonês tem tido um historial conturbado nas suas tentativas de expansão no estrangeiro, incluindo a aquisição de ativos do falido Lehman Brothers, em 2008, que mais tarde foi anulada, salienta a agência noticiosa.
“Atualmente, o mercado está muito instável, mas o principal fator do nosso plano a médio e longo prazo consiste em dispor de uma plataforma de gestão de investimentos robusta”, declarou Kentaro Okuda, CEO do Nomura, em conferência de imprensa.
“Esta transação teve um processo de due diligence muito prudente e deverá ser duradoura face à volatilidade do mercado”, acrescentou Okuda.
Espera-se que o negócio seja fechado até o final de 2025 e será liquidado inteiramente em dinheiro, sem nenhum financiamento.
Com a conclusão do negócio, os ativos totais sob gestão da Nomura na sua divisão de gestão de investimentos deverão aumentar para cerca de 770 mil milhões de dólares, face aos aproximadamente 590 mil milhões atualmente, afirmou o banco.
O Macquarie Group, o maior banco de investimento da Austrália em termos de ativos, vai manter a sua atividade de investimentos públicos no mercado nacional, onde tenciona continuar a gerir ativos nos mercados público e privado.