A Topbrands, empresa portuguesa que desenvolve marcas e produtos para as cadeias de retalho, definiu a internacionalização como um dos eixos estratégicos para continuar a crescer. A empresa fechou o ano de 2024 com uma faturação de mais de 10 milhões de euros depois de consolidar a presença no mercado nacional e de dar “passos firmes na estratégia de internacionalização”.

Em comunicado, a Topbrands detalha que atualmente 90% das vendas estão concentradas em Portugal, para marcas do setor do retalho como Auchan, Pingo Doce, Intermarché, Worten, FNAC, Continente ou ALDI, entre outros. A empresa refere que já concretizou negócios em mercados internacionais como a Angola, França e Itália, estando atualmente em negociação com retalhistas em vários países europeus e no norte de África.

Face a este cenário, a empresa liderada por João Saramago Tavares antecipa que, em 2025, vai atingir os 14 milhões de euros em volume de negócios, com 25% do valor oriundo de mercados internacionais. Para 2026, a meta é alcançar os 19 milhões de euros e continuar a reforçar a presença além-fronteiras, com o objetivo de se posicionar como parceiro de referência para as principais cadeias europeias de retalho.

Citado em comunicado, o CEO da TopBrands, João Saramago Tavares, realça que “estes resultados demonstram a robustez da nossa proposta de valor e a capacidade da TopBrands para competir num mercado cada vez mais exigente e globalizado”. João Saramago assume que a “ambição passa por continuar a crescer de forma sustentada, com foco na inovação, na agilidade e na confiança que os nossos parceiros depositam em nós”. E remata que “enquanto reforçamos a nossa posição no mercado nacional, a internacionalização não é apenas um objetivo estratégico — é já uma realidade concreta que queremos acelerar ao longo de 2025.”