O Presidente angolano, João Lourenço, condecorou esta Sexta-feira, 05, um total de 247 cidadãos, com a medalha comemorativa dos 50 anos da Independência Nacional.

A cerimónia decorreu em Luanda e reuniu centenas de pessoas, entre condecorados, seus familiares, representantes de figuras homenageadas a título póstumo e convidados.

Entretanto, o escritor, dramaturgo, político e jurista, Manuel Rui Monteiro, foi o primeiro a ser condecorado pelo Presidente da República, João Lourenço.

Manuel Rui Monteiro, autor do Hino Nacional de Angola foi condecorado na Classe Independência pelo contributo indelével à Nação.

A segunda individualidade condecorada foi o nacionalista Agostinho André Mendes de Carvalho “Uanhenga Xitu” (a titulo póstumo), cuja medalha foi entregue ao seu filho Adriano Mendes de Carvalho, actual governador da província do Zaire.

Recorde-se que Jonas Savimbi, fundador e presidente da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA), morto em combate em 22 de Fevereiro de 2002, e Holden Roberto, dirigente da Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), não fazem parte da lista das personalidades que serão condecorados no dia 04 de Abril, feriado que celebra o Dia da Paz e da Reconciliação Nacional,

As medalhas pretendem reconhecer os feitos daqueles que, “em circunstâncias difíceis e perigosas, sem esperar por qualquer tipo de vantagem imediata ou recompensa, levaram a cabo acções que contribuíram não só para o derrube do colonialismo, do regime do ‘apartheid’ e para a consolidação da independência e soberania nacional, como também para o alcance e manutenção da paz e da reconciliação nacional, da reconstrução nacional, da diversificação da economia, da criação de emprego e bem-estar social” para todos.

O evento, que reuniu membros do Executivo, partidos políticos, entidades religiosas, corpo diplomático, entre outros convidados, enquadra-se nas celebrações do 50.º Aniversário da Independência Nacional a assinalar-se no próximo dia 11 de Novembro, sob o lema: “Preservar e valorizar as conquistas alcançadas, construindo um futuro melhor”.