
O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, considera que Papa Francisco foi um exemplo de humildade e compaixão, com simplicidade, sabedoria e preocupação com os mais pobres e necessitados.
Numa mensagem publicada no website da instituição e consultada pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Zacarias exprimiu a profunda consternação com a infausta notícia do falecimento do líder da Igreja Católica, Papa Francisco, a 21 de Abril de 2025.
Neste momento de pesar, referiu, “enaltecemos um pontificado marcado pela dedicação à tolerância, à inclusão, ao diálogo e à busca incansável pela Paz”.
Recordando as visitas realizadas pelo Papa Francisco a países da CPLP, nomeadamente, ao Brasil, a Moçambique, a Portugal e a Timor-Leste, o secretário executivo sublinha um legado que transcende fronteiras religiosas e que será eternamente lembrado pelas palavras de esperança e pelo compromisso com um mundo mais justo e fraterno, com respeito pela dignidade humana.
“Queremos, por isso, reiterar os sentimentos de pesar e exprimir as mais sinceras condolências à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos os seus fiéis em todo o mundo”, observou Zacarias da Costa.