A antiga ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Suzy Barbosa disse que foi nomeada membro de uma equipa de 50 conselheiros africanos do Governo espanhol, para ajudar Madrid na sua estratégia de cooperação com o continente.

A antiga chefe da diplomacia guineense referiu, que o conselho é formado por personalidades africanas, nomeadamente antigos presidentes, vice-presidentes e chefes da diplomacia, e tem a missão de aconselhar o Governo espanhol na sua nova estratégia para o continente africano que, entre outras, visa o reforço da cooperação num horizonte de 2025 e 2028.

Suzy Barbosa explicou que foi indicada para integrar a equipa de conselheiros africanos pelo primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Dezembro de 2024.

A antiga governante guineense disse ter sido convidada pelo seu conhecimento da zona da África Ocidental, a prioridade de Espanha, dada à proximidade geográfica, enquanto “uma das figuras ilustres” daquela região.

A ex. governante, diz a Lusa, adiantou que participou na semana passada, em Madrid, no lançamento do Conselho Consultivo Espanha-África, presidido pelo ministro das Relações Exteriores espanhol, José Manuel Albares.