A Linhas Aéreas de Angola (TAAG) lançou, recentemente, um programa de educação e inclusão, com o objectivo de elevar a literacia sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e sensibilizar a comunidade e as famílias sobre as necessidades especiais das pessoas autistas e diferentes formas de se promover a inclusão.

O lançamento da Iniciativa “Inclusão Social do Autismo” foi realizado no auditório da nova sede da TAAG no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, e contou com a presença de membros do conselho de administração da TAAG, entidades institucionais, embaixadores desta causa social, bem como, especialistas em neurodesenvolvimento infantil, perfil comportamental e autismo, que tiveram a oportunidade de palestrar e disseminar conhecimento sobre este flagelo.

Em comunicado, a TAAG diz igualmente que está a desenvolver um protocolo de colaboração com o parceiro Kuzolamona – Centro de Desenvolvimento Infantil no que diz respeito à capacitação de colaboradores da companhia em matéria do atendimento especial do passageiro autista e recolha de melhores práticas internacionais, procedimentos e metodologias que possam ser aplicadas no sector da aviação civil.

Por outro lado, a Companhia detalha que, através da Direcção de Responsabilidade Corporativa e Social, participou nos dias 12 e 13 de Abril de 2025, em Lisboa, no Congresso Europeu do Autismo, um evento que reuniu especialistas de renome mundial, famílias e educadores para debater avanços científicos e promover inclusão e empatia na sociedade.

O autismo é uma condição neurológica que afecta a comunicação, o comportamento e a interacção social. A consciencialização é fundamental para garantir que pessoas autistas recebam o apoio e o respeito de que precisam.

A informação correcta sobre o autismo ajuda a combater estereótipos e preconceitos, promovendo a inclusão em escolas, locais de trabalho e na sociedade em geral.