O TUMO é um projeto internacional com origem na Arménia em 2011, com centros em mais de 10 países, incluindo França, Alemanha, Japão e EUA. Em Portugal, o primeiro centro TUMO abriu em Coimbra em setembro de 2023, seguindo-se a abertura do centro em Lisboa em setembro de 2024, ambos com capacidade para 1500 jovens semanalmente. Agora chega a vez da cidade do Porto passar a ter um centro TUMO.

O centro TUMO Porto já abriu inscrições para o próximo ano letivo para jovens entre os 12 e 18 anos. “O programa, através de uma pedagogia de autoaprendizagem e workshops baseados em projetos reais, quer formar a geração do futuro através do desenvolvimento de competências sociais e técnicas da interligação entre criatividade e tecnologia”, apontam os organizadores.

O programa TUMO é presencial, totalmente gratuito e acontece em horário pós-escolar, com duas sessões de duas horas por semana ou uma sessão de três horas e meia.

Cada estudante pode escolher as áreas que mais gosta e fazer o programa ao seu próprio ritmo. O TUMO Porto oferece oito áreas: Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Fotografia, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica.

O TUMO Porto nasce da união de vários parceiros que se ligam ao propósito deste projeto: câmaras municipais de Matosinhos, do Porto e de Vila Nova de Gaia, Fundações Belmiro de Azevedo e ‘La Caixa’ e TEAK Capital.

As áreas de aprendizagem aliam a criatividade e a tecnologia e privilegiam o desenvolvimento das competências STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Maths), “consideradas atualmente como as mais relevantes para o futuro. Ligadas à inovação, permitem que os jovens estimulem inúmeras competências sociais, como a capacidade criativa e de inovação, o espírito empreendedor e de colaboração e a aptidão para a análise crítica e para a solução de problemas”, referem os responsáveis do TUMO que, em Portugal, está a ser desenvolvido pela equipa da Shaken not Stirred, liderada por Pedro Santa Clara, contando já com o projeto do novo campus da Nova SBE em Carcavelos e da 42, uma das melhores escolas de programação no mundo.

O TUMO Porto abre portas a 6 de outubro, no edifício URBO, mesmo ao lado do Norte Shopping. O espaço está a ser intervencionado no interior para se tornar num espaço pedagogicamente inovador, equipado com ferramentas topo de gama.

O TUMO é promovido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos, a Associação Topsail, com estatuto de IPSS, que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores.

“O TUMO é mais do que um espaço de aprendizagem — é uma oportunidade real de transformação para milhares de jovens. Ao chegar ao Porto, reforçamos o nosso compromisso com uma educação acessível, criativa e com impacto. Sabemos, pela experiência de Lisboa e Coimbra, como este programa pode mudar a forma como os jovens olham para si próprios e para o seu futuro. Aqui, descobrem talentos, ganham confiança e desenvolvem as ferramentas certas para viver num mundo em constante mudança.”, sublinha Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal.

Há mil vagas para jovens dos 12 aos 18 anos integrarem um programa gratuito e complementar ao ensino formal. O programa é presencial, com várias opções de horários, com início a 6 de outubro.

Filipa Cunha: “Estou certa de que teremos um lugar que irá promover a confiança e a criatividade, onde todos os jovens serão estimulados a criar e a tornarem-se agentes transformadores no nosso país”

O centro visa promover a diversidade social e a inclusão, acolhendo todos os jovens, independentemente da sua origem social, económica ou escolar. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes.

“Estamos muito confiantes que o TUMO Porto irá continuar o sucesso provado deste projeto pedagógico que tem como missão tornar a aprendizagem entusiasmante e potenciadora de talentos e sonhos. Estou certa de que teremos um lugar que irá promover a confiança e a criatividade, onde todos os jovens serão estimulados a criar e a tornarem-se agentes transformadores no nosso país”, acrescenta Filipa Cunha, diretora do centro do Porto.

Quem frequenta os centros TUMO?

No ano letivo de 2024/25, os centros TUMO de Lisboa e Coimbra acolheram um total de 2.354 estudantes, com uma idade média de 15 anos. Destes, 59% são rapazes e 40% raparigas, provenientes de 280 escolas diferentes, maioritariamente públicas. Estes alunos representam 52 nacionalidades distintas, embora a maioria tenha nacionalidade portuguesa. No conjunto, 37% dos estudantes apresentam algum tipo de vulnerabilidade, incluindo jovens integrados em contextos TEIP, institucionalizados ou referenciados por instituições de solidariedade social, com Necessidades Educativas Específicas, abrangidos pela Ação Social Escolar ou com mães com baixa escolaridade.

“O impacto positivo deste modelo é evidente, com a maioria dos participantes a dizer estar satisfeito com o programa (97%) e sentir-se mais motivado para aprender (91%)”, concluem os responsáveis do TUMO.