
A plataforma de pagamentos instantâneos internacionais Wero vai integrar mais cinco bancos na Bélgica, a partir do primeiro semestre de 2026, nomeadamente os bancos Argenta, Bank Van Breda, Beobank, Crelan e vdk bank.
A Wero é a plataforma de pagamentos instantâneos internacionais da Iniciativa Europeia de Pagamentos (EPI, na sigla em inglês), que funciona na Alemanha, Bélgica e França.
A adição destes cinco bancos reforça a presença do EPI na Bélgica, alargando a cobertura nacional. Com as adições recentes, incluindo o neobanco Revolut e cinco bancos luxemburgueses, o número crescente de membros do EPI sublinha a adoção cada vez maior do Wero em toda a Europa, refere a EPI em comunicado.
“O Wero tem a ver com a Europa e começa com o ‘nós’, as pessoas, no seu dia a dia e nas comunidades locais”, afirmouMartina Weimert, CEO da EPI Company. “É por isso que estou particularmente orgulhosa de ver o número de membros que confiam em nós crescer. A presença local destes novos membros e o relacionamento próximo com os seus clientes serão essenciais para tornar o Wero uma parte confiável dos pagamentos diários em todo o continente. Juntos, estamos a moldar uma solução verdadeiramente europeia, enraizada nas realidades do dia a dia de todos”.
A partir do primeiro trimestre de 2026, os clientes destes bancos poderão enviar e receber dinheiro instantaneamente com apenas um número de telefone ou endereço de e-mail, pagar online e em lojas físicas e desfrutar de uma experiência totalmente integrada dentro das suas aplicações bancárias ou, no caso do Bank Van Breda, através da aplicação Wero.
Disponível desde o verão de 2024 para transações presenciais na Bélgica, França e Alemanha (e em breve na Holanda e no Luxemburgo), o Wero já conta com mais de 40 milhões de utilizadores registados. Como parte da sua ambição de se tornar a principal solução de pagamento na Europa, o Wero começará a disponibilizar pagamentos para comércio eletrónico no segundo semestre de 2025. A partir de 2026, serão disponibilizados pagamentos em lojas físicas, gestão de subscrições e serviços de fidelização.
Recorde-se que, simultaneamente, a plataforma EuroPA também está a fazer o seu caminho nos pagamentos instantâneos. A aliança que permite pagamentos instantâneos entre os sistemas de Portugal, Espanha e Itália vai integrar congéneres da Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Polónia a partir de 2026. Alcance de utilizadores pode chegar aos 100 milhões.
Para reduzir a dependência de serviços de pagamento dos EUA, os fornecedores europeus de serviços de pagamentos estão a explorar a possibilidade de cooperação entre si. Neste sentido, a EPI e a EuroPA estão a discutir uma possibilidade de colaboração, para reforçar a soberania europeia nos pagamentos digitais.