
Bob Geldof acusou o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de “mentir” em relação à situação que se vive atualmente em Gaza.
Em entrevista ao programa de televisão “Sunday Morning with Trevor Phillips”, da Sky News, Geldof respondeu a David Mencer, porta-voz do governo israelita, que acusou o Hamas de estar a “matar à fome o seu próprio povo”.
“Presumo que os israelitas vão dizer que não costumo criticar o Hamas. É uma falsa equivalência”, afirmou o líder dos Boomtown Rats e responsável pelo Live Aid, em 1985. “As autoridades israelitas estão a mentir. O Netanhayu está a mentir. O exército israelita está a mentir”. “Andam a exibir comida em frente a mães esfomeadas, exaustas e em pânico. Assim que estas chegam para aceitar o bocadinho de comida que é mostrado, numa demonstração de pantomima, são baleadas”, continuou. “Só este mês já mil palestinianos morreram de fome. Estou-me nas tintas para o que um e outro lado dizem”.
De acordo com os Médicos Sem Fronteiras, nas últimas duas semanas o número de crianças com menos de cinco anos a sofrer de desnutrição em Gaza triplicou. Em março, o estado de Israel fechou as fronteiras da região, impedindo a entrega de ajuda humanitária à população.