De quatro em quatro anos, os fãs do desporto param para assistir aos Jogos Olímpicos. Com Paris 2024 à porta - começa a 26 de julho e vai até 11 de agosto - uma boa ideia para entrar no espírito é ler esta lista, escolher o seu preferido e preparar as pipocas.
Momentos de Glória (Chariots of Fire, 1981)
Vencedor de quatro Óscares, incluindo o de Melhor Filme, Momentos de Glória é um clássico sobre os Jogos Olímpicos. Conta a história de dois atletas diferentes que faziam parte da mesma equipa: Eric Liddell, um devoto cristão escocês, e Harold Abrahams, um judeu inglês. Os dois regressam à casa com medalhas de ouro, mas encontram um Reino Unido dividido religiosamente.
Eu Sou Bolt (I Am Bolt, 2016)
Usain Bolt é um dos maiores desportistas de sempre e dispensa grandes apresentações, mas há uma vida para além das pistas, das medalhas e dos recordes que este documentário britânico vem contar. Com imagens exclusivas e entrevistas com os pais, amigos, colegas e treinadores da lenda jamaicana, Eu Sou Bolt deseja mostrar "o verdadeiro Usain".
Invencível (Unbroken, 2014)
Invencível é a palavra certa para definir a vida do atleta olímpico Louis Zamperini, relatada neste filme dirigido por Angelina Jolie. Chamado para defender os Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, Louis sofreu um acidente de avião e caiu no mar, onde permaneceu durante 47 dias, até ser capturado pelos japoneses. Acredite se quiser, mas este homem voltou à casa com vida e, anos depois, transportou a tocha olímpica no… Japão.
Eu, Tonya (I, Tonya, 2017)
Margot Robbie é a estrela de Eu Tonya, o filme biográfico que conta a história de Tonya Harding, uma patinadora artística de sucesso, forçada a competir desde a infância pela mãe. Este não é um conto de fadas, é a vida real de uma mulher norte-americana que, após uma grande polémica envolvendo a sua principal rival nos Jogos de Inverno de 1994, foi banida para sempre da modalidade.
Milagre (Miracle, 2004)
De um lado, um conjunto de jogadores amadores e universitários. Do outro, a melhor equipa do mundo, que defendia quatro medalhas de ouro consecutivas. Os Estados Unidos eram autênticos 'outsiders' contra a União Soviética nas Olimpíadas de Inverno de 1980, mas o que parecia impossível aconteceu. "O milagre no gelo", assim ficaria conhecida a final do hóquei vencida pela equipa de Herb Brooks, relatada neste filme.
Icarus (2017)
Vencedor do Óscar de Melhor Documentário, Icarus é uma investigação intensa e extensa sobre o uso do doping para melhorar a performance no ciclismo profissional. O cineasta Bryan Fogel conta-nos sobre um grande escândalo internacional no desporto, que envolve Vladimir Putin e o Estado da Rússia.
Pódio para Todos (Rising Phoenix, 2020)
Pódio para Todos é um documentário sobre a inclusão no desporto e a importância dos Jogos Paralímpicos, levando-nos a conhecer a história de nove atletas, como a norte-americana Tatyana McFadden, detentora de 17 medalhas paraolímpicas. A luta pelo reconhecimento e pelos direitos destas pessoas já alcançou grandes avanços, mas ainda há muito por fazer.
Simone Biles: Ascensão (Simone Biles: Rising, 2024)
Simone Biles deu um passo atrás nos Jogos Olímpicos de Tóquio, retirando-se dos palcos devido a problemas de saúde mental. A norte-americana é feita de carne e osso, como todos nós, mas a multicampeã lutou contra os próprios fantasmas e retornou à ginástica de forma triunfal. Será uma das maiores estrelas em Paris.
Sprint (2024)
Depois dos filmes e documentários, aqui está uma série para acompanhar. Sprint leva-te diretamente para as pistas de atletismo. Com Usain Bolt retirado, quem são os novos homens e mulheres mais rápidos do mundo? É com este pergunta em mente que a Netflix segue a preparação rumo ao Jogos de Paris.
Os Eleitos (2023)
Os Eleitos é uma produção portuguesa, disponível na OPTO SIC, que acompanha a vida desportiva e pessoal de vários atletas, que têm como objetivo comum participar nos Jogos Olímpicos. O drama começa quando uma atleta chinesa desaparece depois de um torneio internacional.